Marketing Social é tema de palestra em Irecê

Imagens divulgação.

Trinta empresários que fazem parte do Renova Varejo participaram, na última segunda-feira (20), de uma oficina ministrada pelo consultor Antônio Cordeiro. Entre os assuntos, o consultor falou sobre pilares do Marketing Social a importância do valor das ações sociais para o fortalecimento da marca e o posicionamento da empresa no mercado.

“O Marketing Social é um marketing de propósito, de valor e de relacionamento. As empresas que se propõem a patrocinar ou implantar ações sociais são percebidas com empatia pelos clientes e pelo público em geral”, avalia o consultor.

A empresária Monaliza Medeiros, da Casa Medeiros, explicou, durante o evento, a importância de fomentar projetos sociais e apresentou o case Cidadãos do Amanhã, projeto apoiado pela empresa da família que acolhe 80 crianças carentes das escolas municipais de Irecê, oferecendo reforço escolar e treinamento em uma escolinha de futebol.

“A Casa Medeiros é uma empresa familiar e queremos continuar com essa marca que simboliza empatia e acolhimento. Somos gratos por poder ajudar esses projetos e o reconhecimento é um reflexo das ações positivas. O nosso olhar voltado para o social impacta, inclusive, entre os nossos colaboradores, que atendem com mais empatia e conseguem enxergar o cliente como pessoa, sempre tentando resolver as demandas apresentadas no balcão ”, explica a empresária.

Monaliza ressalta ainda a importância desse apoio para a mudança de comportamentos e novas oportunidades para os jovens que são acolhidos pelo projeto. “A gente acredita na mudança. No início, nem os meninos e nem os pais falavam de sonhos. João Vítor é um exemplo, que começou no projeto e, hoje, mora em Salvador e está nas categorias de base do clube Bahia. O resultado anima muito a gente e a satisfação é enorme quando uma criança dessa passa lá na loja e abre um sorriso de agradecimento. É uma alegria para todos do grupo Casa Medeiros “, complementa.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, esse olhar social é mais um viés que deve ser explorado e fomentado pelo empreendedor. A palestra foi realizada com o objetivo de incentivar mais iniciativas sociais e já estão sendo pensados projetos coletivos, que incluem as empresas participantes do Movimento Renova Varejo.

“São 30 empresas participantes e, juntamente com o consultor Antônio, estamos pensando em alguma ação social para o Dia das Crianças. São iniciativas que fortalecem a marca da empresa e aquecem os corações de todos”, comemora a gestora.

Projeto CFA

O Centro de Formação do Atleta Dedimar Lima - Formando Campeões é um projeto de iniciação esportiva e aprimoramento no futebol, idealizado pelos amigos Dedimar Lima e Professor Eráclito. O projeto nasceu do sonho de fortalecer o futebol regional e oportunizar a revelação de jovens talentos, já que mantém ligação com grandes clubes formadores do Brasil e do mundo. Além disso, com a prática natural do esporte, os jovens também se afastam das práticas delituosas, o que, aliado aos princípios defendidos e ensinado pela equipe de profissionais, conceituam como primordial na escola, que é a formação plena do jovem cidadão.

Há 29 anos, professor Eráclito forma atletas e cidadãos e não esconde a alegria em ter o apoio de empresas que acreditam no projeto social desenvolvido dentro do CFA, o Cidadão do Amanhã.

“A escolinha é um empreendimento particular que acolhe 80 meninos carentes, através do apoio de empresas como Casa Medeiros, que nos ajuda com o aluguel e pagamento dos salários dos professores, e Mirorós Frutas, que fornece frutas para a alimentação dos alunos. O poder público contribui com o transporte e uma parte do uniforme e, juntos, vamos fomentando sonhos e mudando realidades”, aponta o professor.

Ele complementa que os alunos da escolinha abraçam os meninos do projeto Cidadãos do Amanhã com muita alegria e estão em pé de igualdade com todos. “É uma alegria perceber que, desse projeto, sai alguns profissionais para futebol profissional e muitos craques para a sociedade. Verdadeiros Cidadãos”, completa.

Dedimar Lima, ex-atleta profissional, que já jogou em times como Palmeiras e até no futebol internacional, é sócio do CFA e um dos maiores incentivadores do projeto social.

“O futebol é uma ferramenta impactante. Educa, disciplina, orienta e faz sonhar. Muitas empresas podem se mobilizar para fomentar ainda mais esse projeto tão lindo e agradecemos o apoio do Sebrae nessa busca de mais parceiros”, finaliza.

Sebrae Irecê