Ministério do Meio Ambiente abre inscrições para cursos gratuitos

As inscrições vão até o dia 12 de dezembro.

INSCRIÇÕES ABERTAS | As inscrições estão abertas para diversos cursos online e gratuitos. Os temas são os mais variados: unidades de conservação, consumo sustentável, mudança do clima, juventude, agricultura familiar, cidadania ambiental e outros. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de dezembro.

Brasília – Estão abertas as inscrições para os cursos de educação a distância oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Departamento de Educação Ambiental abre turmas de todos os cursos do portfólio de Educação a Distância. As aulas são voltadas para o público em geral, serão gratuitas e com certificado. Agricultura Familiar, Água, Mudanças do Clima, Unidades de Conservação, Igualdade de Gênero e Participação Social estão entre os temas das aulas. As matrículas podem ser feitas dentro do próprio ambiente virtual de aprendizagem do MMA até o dia 12 de dezembro de 2018.

Os cursos serão divididos em blocos, liberados todos os meses. Em dezembro, serão oferecidos dez cursos autoinstrucionais (sem tutoria). A analista ambiental Ana Luísa Teixeira de Campos explica que o objetivo é despertar o interesse a respeito da agenda socioambiental, qualificando gestores, servidores públicos, juventude e a sociedade em geral. “Queremos que essas informações cheguem a mais pessoas, e o EAD é uma ferramenta que permite isso”, complementa Ana Luísa.

Além de facilitar a troca de informações, a plataforma online permite considerável diminuição nos custos das aulas, segundo Ana Luísa. Ela aponta, ainda, outra vantagem de estudar pela internet: a autogestão. “A pessoa pode estudar no próprio tempo”, completa.

Para aproveitar ao máximo as aulas online, contudo, é preciso ter foco e uma boa dose de disciplina. A capacidade de continuar aprendendo, de descobrir por si mesmo, de criar alternativas, de inovar tendo autonomia para seguir em sua formação educativa é o principal requisito de um curso EAD, de acordo com Ana Luísa. “É importante cumprir com a agenda de compromissos estabelecida no cronograma do curso e se planejar para um estudo diário ou semanal”, aconselha.

*Saiba mais e inscreva-se