Ministra quer usar sistema de carros roubados para encontrar desaparecidos

Antonio Cruz/Agência Brasil

O Governo Federal pretende utilizar a tecnologia do sistema usado para encontrar carros roubados também nas buscas por crianças desaparecidas. A proposta é da ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A ministra afirmou estar em conversas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para montar um sistema semelhante ao Sinal (Sistema Nacional de Alarmes) voltado para desaparecidos. Ela também pediu um estudo para analisar a viabilidade desse projeto.

No Twitter, a ministra disse ainda ter entrado em contato com Facebook, Google e outras empresas de tecnologia para estabelecer parcerias na área. Questionada sobre como esse sistema funcionaria (já que carros podem ser localizados através da placa ou do sistema de GPS), a ministra disse que existem outras formas de fazer isso e prometeu divulgar mais detalhes quando o programa for lançado.

Ela teria ainda se encontrado com o embaixador do Canadá no Brasil para conhecer o sistema de cadastro de desaparecidos utilizado pelo país. Caso siga a linha do Sinal, o novo sistema deve cruzar dados e integrar essas informações em uma mesma plataforma, permitindo que policiais e outros agentes do governo tenham acesso às informações em qualquer local.