Moda sustentável, uma escolha que vem transformando o mundo

Por Renata Oliveira.

Quando o assunto é moda, a gente pode fazer a diferença por meio de escolhas conscientes. Brechó e bazar são duas formas incríveis de adotar um estilo de vida mais sustentável, e ainda apoiar a economia local.

A indústria da moda produz uma infinidade de materiais que, quando descartados incorretamente, geram impactos negativos inimagináveis ao ecossistema. Nos Estados Unidos, por exemplo, são descartadas 14 milhões de toneladas de roupas anualmente; aqui no Brasil, são mais de quatro milhões. Por isso, e por outros tantos motivos, a moda sustentável representa uma revolução no mercado e na saúde do meio ambiente.

Hoje, identificar uma marca de moda sustentável pode se dar por meio dos seus impactos sociais, como reaproveitamento de materiais, economia de água na empresa e na produção das peças, além da redução na emissão de gases e proteção animal.

A moda sustentável é a forma mais estilosa de contribuir com o meio ambiente. A sua aceitação tem melhorado consideravelmente, e os brechós vêm dominando não só o Brasil, mas o mundo, mesmo sob olhares preconceituosos quando o assunto é se vestir de forma sustentável.

Por Renata Oliveira | empreendedora e idealizadora do ‘Brechó da Renata de Valdão’.

Instagram: @resantosoli31