Moradores protestam em frente à sede da empresa Águas de Xique-Xique

Imagens: reprodução.

Os preços das contas de água têm assustado os moradores, causado preocupação, revolta e afetando principalmente a população de baixa renda

Os sucessivos aumentos na conta de água de grande parte dos usuários do serviço motivaram um protesto na manhã desta sexta-feira (26), em Xique-Xique (BA).

Os manifestantes de forma pacífica e ordeira percorram as principais ruas da cidade, e seguiram rumo à prefeitura. A caminhada terminou em frente à sede da empresa Águas de Xique-Xique Saneamento.

Na foto: Manifestantes em frente à empresa.

Com apitos, carro de som e carregando cartazes e faixas com frases de ordem, as pautas de reivindicações foram o valor cobrado nas tarifas - e as queixas sobre a falta de abastecimento de água com qualidade, segundo eles, a água que tem chegado às torneiras tem aparência turva.

Manifestantes também fizeram declarações nas redes sociais

“Estamos pagando um preço absurdo pela água em Xique-Xique, nós somos ribeirinhos, o rio é dentro de casa”, diz um internauta.

“A cidade tem o rio e nós temos a conta alta”, escreveu um internauta.

“A conta alta e sem nenhum benefício real”, relatou outro internauta.

Os preços das contas de água têm assustado os moradores, causado preocupação, revolta e afetando principalmente a população de baixa renda.

Vereadora Genicássia Feitosa.

Em contato com a redação do portal Meio Minuto, um morador da cidade relatou sobre o aumento repentino e desproporcional nas contas de água após a privatização do serviço - segundo ele – "consumidores da zona rural que pagavam R$ 40, 00 – agora, pagam R$ 380,00 em média".

O QUE DIZ A EMPRESA

O site entrou em contato com Sthéfani Albuquerque, responsável pela gestão de marketing da Águas de Xique-Xique para um posicionamento oficial, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

PRIVATIZAÇÃO

Foto: Pagina Revista.

A Águas de Xique-Xique Saneamento Spe LTDT, foi a vencedora da concessão pública, e administrará os serviços pelos próximos 30 anos.

A empresa promete, ao longo das três décadas, investir cerca de 50 milhões de reais na modernização de toda a estrutura.

IMBRÓGLIO JUDICIAL

No dia 02 junho de 2022, o Ministério Público Estadual se manifestou favoravelmente pelo deferimento da medida liminar, com base em uma Ação Popular – AP - ajuizada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), em parceria com o Sindae/BA - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente -, e vereadores da oposição, Neilton do Sindicato, Zezinho das Baterias, Zezinho Alves, e Dei de Quebrante para que se mantenha a autarquia municipal SAAE, na prestação do serviço público de fornecimento de água e tratamento de esgoto no Município de Xique-Xique.

Ação Popular pede que se torne nulo o processo licitatório que concedeu ao Consórcio Águas de Xique-Xique, a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por 30 anos.

Na ocasião, o promotor de Justiça, Francisco Joaquim da Silva Filho, escreveu em seu parecer que a "população não foi devidamente consultada na Audiência Pública, realizada em julho de 2021".

“… sob a justificativa da ocorrência da Pandemia do COVID-19, [a prefeitura] restringiu a participação presencial da população interessada, contando apenas com a presença física de alguns vereadores, secretários Municipais e demais pessoas vinculadas à administração municipal. A transmissão da Audiência Pública por meio da plataforma do Facebook dificultou sobremaneira a participação da população e de potenciais licitantes”, disse o promotor.

Além disso, o promotor apontou que não se verificou a participação de demais empresas no certame. Lembrou que o município de Xique-Xique integra a Microrregião de Saneamento de Irecê, portanto, a prestação de serviços de saneamento básico foi idealizada para ser executada de forma regionalizada, sendo situação excepcional a contratação de serviço de forma isolada pelo município, e questionou como ficará o atendimento à população da zona rural, uma vez que não está previsto no contrato com o Consórcio Águas de Xique-Xique.