Mortes por Covid voltam a subir no estado de SP após dois meses de queda

Reprodução/Pixabay.

Média diária de mortes foi de 31 neste domingo (1), 61% maior do que o registrado há 14 dias. Apesar do aumento, valor ainda está no patamar mais baixo desde o início da pandemia (desconsiderando o período de falha nos dados).

PUBLICIDADE Farmácia do Vaqueiro / Xique-Xique-BA.

Após dois meses de queda, o estado de São Paulo voltou a registrar aumento na média diária de mortes por Covid-19. Neste domingo (1), a média móvel de mortes foi de 31 por dia, valor 61% maior do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de alta.

Embora os valores tenham voltado a subir, as mortes ainda seguem no patamar mais baixo registrado desde o início da pandemia, desconsiderando apenas os períodos em que houve falha nos dados. No pior momento da contaminação, o estado chegou a ter média diária de 890 mortes.

Para o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, a principal explicação para esse novo aumento é que parte da população ainda não está com o esquema vacinal completo.

"São os não vacinados que mantêm o patamar. O vírus continua circulando, então é fundamental que a população complete o esquema de vacinação. A vacina não interrompe a circulação, mas faz com que a chance de desenvolver quadro grave seja irrisória. Tem faixas etárias em que a perda de resposta da vacina é mais precoce, então tem que tomar as doses adicionais", afirma.

De acordo com Suleiman, a maioria dos casos graves atendidos atualmente no Emílio Ribas é de pacientes que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, 87% da população de São Paulo tomou as duas doses da vacina (ou vacina de dose única). No entanto, segundo levantamento do Consórcio de veículos de imprensa, apenas 70% da população elegível retornou aos postos para as doses de reforço.

Outros indicadores

A média de novas internações pela doença também voltou a ficar maior em São Paulo na última semana. Foram 171 pessoas internadas no estado neste domingo (1), variação de 15% em relação às 149 registradas há 14 dias. Para especialistas, variações de até 15% apontam tendência de estabilidade na pandemia.

A média diária de casos também apresenta tendência de estabilidade. Neste domingo, a média móvel de casos foi de 4.080, valor que variou -4% em relação ao registrado há 14 dias.

As farmácias e laboratórios, no entanto, já registram maior taxa de resultados positivos entre os testes de Covid realizados a partir da segunda quinzena de abril, em comparação com março.

Fonte: G1