Mulher mais velha de Desterro comemora 100 anos

Fotos: Leidi Freitas/Pagina Revista.

Aconteceu no sábado (15/2), na comunidade Desterro, município de Gentio do Ouro/BA, uma das mais aguardadas comemorações: a festa de aniversário de 100 anos da srª Cassimira Sancho Freitas.

Iaiá Cassimira’, ou ‘Tia Cassimira’, como é carinhosamente chamada nasceu em 14 de fevereiro de 1920. Cassimira foi casada com João Gonçalves de Freitas. O casal teve 14 filhos, dos quais alguns já faleceram.

Mesmo com algumas limitações por conta de probleminhas de saúde, ela continua lúcida e não deixa de agradar a quem por lá chega, ora com um café ao cair da tarde, ora com bolos e doces feitos por ela. “Meu filho, tô aqui, esse trem veio”, costuma dizer ao receber visitas. Carismática, e ainda com a memória boa, gosta de falar sobre seus antepassados.

A festa em comemoração dos seus 100 anos, foi feita pelo povo – parentes e moradores da comunidade e de outros municípios -, agradou a quem por lá esteve. “Foi lindo o aniversário da nossa Matriarca”, elogiou uma de suas noras.

Infelizmente, por motivos pessoais muitos dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos não puderam estar presentes no aniversário dos 100 anos de ‘Tia Cassimira’.