Mulher mais velha de Desterro comemora 100 anos
Fotos: Leidi Freitas/Pagina Revista.
Aconteceu no sábado (15/2), na comunidade Desterro, município de Gentio do Ouro/BA, uma das mais aguardadas comemorações: a festa de aniversário de 100 anos da srª Cassimira Sancho Freitas.
‘Iaiá Cassimira’, ou ‘Tia Cassimira’, como é carinhosamente chamada nasceu em 14 de fevereiro de 1920. Cassimira foi casada com João Gonçalves de Freitas. O casal teve 14 filhos, dos quais alguns já faleceram.
Mesmo com algumas limitações por conta de probleminhas de saúde, ela continua lúcida e não deixa de agradar a quem por lá chega, ora com um café ao cair da tarde, ora com bolos e doces feitos por ela. “Meu filho, tô aqui, esse trem veio”, costuma dizer ao receber visitas. Carismática, e ainda com a memória boa, gosta de falar sobre seus antepassados.
A festa em comemoração dos seus 100 anos, foi feita pelo povo – parentes e moradores da comunidade e de outros municípios -, agradou a quem por lá esteve. “Foi lindo o aniversário da nossa Matriarca”, elogiou uma de suas noras.
Infelizmente, por motivos pessoais muitos dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos não puderam estar presentes no aniversário dos 100 anos de ‘Tia Cassimira’.
2 Comentários
João Vitor
15 de Outubro de 2021 às 17:43olá, tudo bem??? tenho 18 anos, descobri hj por meio de uma pesquisa escolar, que sou bisneto de Cassimira e João Gonçalves e que o pai de João se chama Ótilo, de linhagem portuguesa. Pretendo ir visitar Cassimira nessas férias. gostaria de saber mais sobre a história dela e a história da familia de João Gonçalves, poderia entrar em contato comigo pff? numero de whatsapp: 55 11 985460836
Alberto Soares de Freitas
18 de Fevereiro de 2020 às 19:21Dona Cassimira Deus lhe abençoe com saúde, harmonia, paz e muitas felicidades juntamente com os seus familiares. Fiquei muito feliz com a comemoração do seu aniversário de 100 anos, Estive em vossa casa no Desterro no dia 22Abr2019, juntamente com meu primo Jovino Barreto e meu irmão Francisco Soares, fui muito bem recebido pela senhora e seus familiares. Fiquei emocionado ao chegar em seus povoado e na entrada avistei o grupo escolar com o nome Sátiro de Freitas. Meu bisavô era Cassimiro Gonçalves de Freitas e originário da região de Gentio do Ouro, penso que seja parente do seu esposo, João Gonçalves de Freitas, espero que alguém possa desvendar nossas raízes familiares o que vai me proporcionar uma grande satisfação. Moro em Itu SP, filho de São Bento - Barra do Mendes BA. Despeço-me com um forte abraço.