Na internet nem todo mundo é especialista!

Imagem ilustrativa.

Nem sempre sites, redes sociais ou outros, são alimentados por pessoas qualificadas no assunto

O conhecimento está cada vez mais fácil de ser acessado, basta um click e temos um mundo de informações bem na palma da nossa mão, e diante dos nossos olhos. Se você, assim como eu, é de uma geração que teve que recorrer a Barsa para pesquisar determinado assunto, certamente comemorou a revolução digital; afinal, nós sabemos o quanto isso facilitou e democratizou o acesso ao conhecimento.

Essa revolução provocada com a expansão da internet, no entretanto acabou gerando um excesso de informação, algo chamado de info-obesidade. É tanta informação, tanta gente falando, escrevendo, tantos vídeos, e-books, e-mails, podcasts e afins que, por vezes, nos sentimos sufocados com tanto conteúdo e informação.

Para ter noção, em apenas um minuto são trocadas 59 milhões de mensagens no Whatsapp, 4,1 milhões de buscas são feitas no Google, e 190 milhões de e-mails são enviados. Tudo isso em apenas 60 segundos.

A conexão que a internet nos trouxe, modificou todo o processo de aquisição de conteúdo e informação, bem como modificou os ambientes formais de aprendizagem, democratizando o conhecimento.

Ocorre que, além da info-obesidade, outro problema que essa revolução digital nos trouxe foi um fenômeno denominado Social Learning. Social Learning, é quando pessoas comuns, "ensinam" pessoas comuns. Na teoria, o que parece ser muito bom, pode mascarar um problema; afinal, muita gente se apropria de conhecimento sem nenhum tipo de filtro. 

Aposto que você já pesquisou no Google sobre determinado sintoma que estava sentindo e se deparou com respostas totalmente divergentes. Em um link, você estava prestes a morrer, já em outro site, aquilo não passava de uma virose e não tinha com o que se preocupar.

Pois bem. Nem sempre sites, redes sociais ou outros, são alimentados por pessoas qualificadas no assunto. O que eu quero dizer é que, temos sim, que nos atualizar e nos manter informados, mas, o cuidado com o tempo que passamos "consumindo", e qual a fonte da informação que consumimos são de extrema importância. Tem muita gente querendo te ensinar a fazer algo que ela própria nunca fez; ou pior: não tem a menor formação sobre o conhecimento que vai repassar. Por isso, siga fontes confiáveis e pessoas com qualificação no assunto que estão expondo. Lembre-se, por mais que determinado conteúdo, muitas vezes, gratuito, o seu tempo é precioso; não gaste ele coletando informações infundadas ou enganosas.