Natural de Gentio do Ouro, Nildo Alcântara é eleito vereador em Barra

Foto: reprodução.

Em 2016, perdeu a eleição por apenas 7 votos

Natural do Riacho do Cedro, município de Gentio do Ouro, Nildo Alcântara de Souza, de 37 anos, foi eleito vereador de Barra/BA pelo Partido PL, com 769 votos.

Ele assume uma cadeira na Câmara após a sua segunda tentativa. Nildo já havia tentado outra vez, mas acabou perdendo as eleições de 2016 pelo Partido PSDB, obteve 723 votos, foi 13º candidato mais bem votado, porém, devido a legenda, não conseguiu a vaga, perdendo por apenas 7 votos.

Trajetória

Nildo Alcântara de Souza é casado e tem dois filhos. Nasceu na comunidade de Riacho do Cedro, município de Gentio do Ouro.

Em 1999 se mudou para a Barra, onde continuou os estudos no colégio Santa Eufrásia com passagem pelo colégio estadual Luís Rogério. Foi na Barra que conseguiu o seu primeiro emprego em um escritório de posto de combustíveis e balsas. 

No ano de 2002 mudou-se para Salvador para dar continuidade aos estudos, onde ingressou na Universidade Católica no curso de Serviço Social, época que estudava e fazia estágio na prefeitura de Simões Filho/BA. 

No ano de 2010 transferiu o curso de Serviço Social para Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para concluir o projeto de pesquisa sobre a situação do trabalho infantil em Bahia e no Rio Grande do Sul. Na capital gaúcha, fez estágio na prefeitura municipal Getúlio Vargas, através da Secretaria de Assistência Social. 

Em 2011, retornou para Barra e assumiu o cargo de Assistente Social, após aprovação em um processo seletivo. Ao mesmo tempo que trabalhava no colégio Santa Eufrásia, aonde trabalha até hoje. 

Em 2012 passou a trabalhar também em Gentio do Ouro, onde foi responsável pela implantação do CRAS volante, projeto da Secretaria de  Assistência Social voltado para as comunidades rurais. 

Em 2015 fundou a empresa Sabores e Conhecimentos trazendo para Barra os cursos de Inglês, Música, Português, Matemática e Redação. 

Em 2016, na Barra, se lançou pela primeira vez candidato ao cargo de vereador, obteve 723 votos, foi 13º candidato mais bem votado, porém, devido a legenda, não conseguiu a vaga, perdendo por apenas 7 votos. 

Em janeiro de 2017 foi designado para assumir o comando da Secretaria de Assistência Social de Barra, permaneceu no cargo até setembro de 2018, quando pediu exoneração para ingressar em um novo grupo político de oposição. 

Nas eleições de 2020 conseguiu a vitória, foi eleito vereador com 769 votos, o 13º candidato mais bem votado no município de Barra.

Fonte: Meio Minuto