O Baixio é aqui!

Baixio de Xique-Xique.

O maior projeto de irrigação da América Latina encontra-se sediado em Xique-Xique, Bahia. Mesmo assim leva o nome de Irecê, cidade distante 108 quilômetros, que não tem um único palmo de terra alcançado por esse projeto.

Segundo a história que se conta, lá pela década de 1960, quando começou a ser idealizado, o projeto de irrigação levou o nome de Irecê devido à notoriedade que alcançou devido às grandes safras de feijão, o que poderia conquistar apoio político e o interesse do agronegócio investir na região.

Passadas seis décadas, Irecê deixou de ostentar o título de capital do feijão, passando a epicentro comercial da microrregião, para onde converge a população de outros municípios, fazendo se transformar em grande polo de serviço.

Mesmo com essa mudança de cenário, Irecê ainda continua se apropriando indevidamente do nome do projeto de irrigação sediado 97% em Xique-Xique, e uma pequena parte em Itaguaçu da Bahia(cerca de 3%), com o objetivo de se apropriar daquilo que não é seu, que não lhe pertence.

Essa tem sido uma situação esdrúxula, que por mais que se tente, não se consegue uma explicação lógica para isso, o que nos motiva a mudar essa situação, através de uma grande mobilização, envolvendo toda a sociedade de Xique-Xique, grupos políticos, deputados federais e estaduais votados aqui, e todos aqueles que quiserem se juntar a essa causa, que é de todos nós.

A luta é em torno da mudança do nome do projeto, que defendo seja Baixio de Xique-Xique, da mesma forma como foi denominado o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no sudoeste baiano, que leva o nome desse município, devido à localização da maior parte das áreas irrigáveis dentro do seu território.

Se assim aconteceu em Iuiú, pode também acontecer em Xique-Xique. A mudança do nome desse projeto é prioridade para a nossa população, que não pode mais aceitar calmamente a continuidade desse verdadeiro absurdo, que atinge a todos nós, causando a mais profunda repulsa e insatisfação.

Espero que essa luta seja assumida por toda população, pelos segmentos sociais, pelos nossos representantes políticos, e principalmente pelos deputados federais que obtiveram votos em Xique-Xique, por se tratar de um projeto administrado pela Codevasf, empresa vinculada ao Governo Federal, para onde dirigiremos nossa reivindicação visando a mudança para Baixio de Xique-Xique.

Essa luta é nossa!