O musicoterapeuta Rogério Baraúna fala sobre seu trabalho e projetos; a entrevista foi conduzida por Jefão Meira

Luan Orion Baraúna, e seu pai, Rogério Baraúna - entrevistado por Jefão Meira.

“Qualquer pessoa é elegível para a Musicoterapia, pois ela é útil a quem tem ou não um quadro patológico”

PAGINA REVISTA | Rogério Baraúna, qual a sua origem e formação?

ROGÉRIO BARAÚNA | Sou natural de São Paulo - capital, e xique-xiquense de coração. Sou graduado em MUSICOTERAPIA, Pós-graduado em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR, com ênfase em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, e especialização em BIOFEED BACK e NEUROFEED BACK.

PAGINA REVISTA | Conte-nos um pouco da sua história, aqui em Xique-Xique. 

ROGÉRIO BARAÚNA | Tenho uma relação umbilical com Xique-Xique. Sou Bisneto de Rosa Baraúna, a que dá nome a uma famosa rua dessa cidade, denominada pelo ex-prefeito Joel Firmo de Meira à época. Sou neto de Raimundo Baraúna, fiel depositário da justiça, ferreiro, comerciante e agricultor; sou filho de sua filha mais velha, Neuzida Baraúna.

Rogério Baraúna e seu filho, Luan Orion Baraúna.

Vim e me estabeleci em Xique-Xique no período de 1997 a 2005. Enquanto habitante, realizei inúmeras ações necessárias naquele momento, tais como:  fundação de um grupo ecológico e do Partido Verde, a Associação Comunitária do Sol  Nascente, fundei o conservatório musical Villa Lobos, estimulei a criação de peixe em cativeiro e produção de hortas orgânicas, criei o jornal, O Renascer; e, já naquela época, fomentava de forma artesanal o uso de energia solar, eólica, biodigestores, planos de coleta seletiva, filarmônica e arborização de árvores frutíferas e flores.

PAGINA REVISTA | Você é musicoterapeuta. Poderia nos informar quais os benefícios da musicoterapia?

ROGÉRIO BARAÚNA | Há muitos benefícios da Musicoterapia nas diversas áreas que ela atua. Na área médica, atende quadros de reabilitação neurológica, TCE (Traumatismo cranioencefálico), PC (Paralisia cerebral), Mal de Parkinson, Alzheimer, Síndrome de Down, Autismo, Estimulação a Mentes Potentes); na área Psicanalítica, atende quadros de Depressão, Melancolia, Ansiedade, Psicose, Esquizofrenia, Distúrbio de conduta. Na área Social, faz parte das 12 profissões que formam o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), atende casos de jovem em conflito com a lei, atende as demandas dos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) em todo o país.

PAGINA REVISTA | Há um público alvo, ou qualquer pessoa pode ser tratada, ou melhor, abraçada pela musicoterapia?

ROGÉRIO BARAÚNA | Qualquer pessoa é elegível para a Musicoterapia, pois ela é útil a quem tem ou não um quadro patológico. É uma prática saudável não invasiva e estimulante. Mesmo pessoas sem nenhum quadro patológico aparente pode se beneficiar com momentos de relaxamento, alegria e bem estar.

PAGINA REVISTA | Você elaborou um projeto de integração, inclusão e transformação coletiva através da arte. Poderia fazer uma abordagem sobre esse projeto?

ROGÉRIO BARAÚNA | Sim, trata-se do Projeto de Arte e Cultura Independente e Itinerante.

Como Musicoterapeuta, multiinstrumentista, cantor e compositor, me vejo na obrigação de dar minha parcela de contribuição na melhoria da saúde mental e biopsicossocial de nossas cidades, pois já estão aparecendo inúmeros casos de depressão, ansiedade, melancolia, baixa autoestima, irritabilidade, ideação suicida, apatia e desesperos; tudo isso frutos do isolamento, perdas de vidas, de empregos entre tantos outros casos que ocorreram e que ainda ocorrem durante a pandemia.

Com o desejo de amenizar estes quadros, apresento este projeto que possibilita pequenos ensaios de retomada da vida social, da elevação da autoestima popular e do resgate da diversidade poética e elegante da nossa música popular, com apresentação com diversos instrumentos musicais tais como, flauta, violino, bandolim, voz/violão, e com a pretensão de apresentações de artistas regionais, artesãos das mais variadas artes, ocorrendo em diversas praças da cidade durante o ano de 2022.

Qualquer pessoa pode participar, apoiar e inovar; nosso projeto é apartidário, laico, incluindo todos, sem descriminação de raça, credo, gênero ou escolhas. Todos são repletos de beleza e são bem vindos à nossa mesa.

PAGINA REVISTA | De que maneira as pessoas, empresas e entidades podem ter acesso ao projeto, como te localizar e agendar uma consulta?

ROGÉRIO BARAÚNA | Podemos levar o projeto até você em qualquer momento e lugar e também agendar atendimento musicoterapêutico através do whatsapp 74 99197-3929, ou pelo Email: baraunamusicoterapeuta@yahoo.com.br, ou no nosso consultório habitacional, na Rua Monsenhor Costa, nº 92, próximo da agência dos Correios.

PAGINA REVISTA | Professor Rogério Baraúna, muito obrigado pela entrevista e generosidade em receber a equipe do Pagina Revista. Para finalizarmos, por favor, deixe uma mensagem para os nossos leitores e leitoras.

ROGÉRIO BARAÚNA | Que vibre na mente e no coração de cada um de vocês, harmonia, paz e tranquilidade. Almejamos para todos um elevado conforto em suas próprias consciências sobre o que realmente é necessário, indispensável, útil e imprescindível pois, no nosso interior e num cenário pandêmico percebemos que a vida vale mais que tudo, que a solidariedade está sendo revivida e relembrada, que a compaixão brota dentro dos mais duros corações e você sobrevive a tudo isso.

Então lhes rendo as mais belas e profundas reverências, pois possuis a marca da resistência, da resignação, da paciência e do amor sublime e incondicional. Ainda que pareça um sonho estamos sonhando acordados, alertas, aprendendo a compartilhar, a doar, a ceder e a se entregar para o bem comum; já se faz presente o novo homem para a nova Terra pois este homem que pensa no bem, que fala o bem e que realiza o bem somos todos nós.

Gratidão! Que este novo ser siga em união para fazermos do nosso planeta um ambiente cada vez melhor para se viver.

DA REDAÇÃO | A entrevista foi conduzida por Jefão Meira – colaborador do Pagina Revista.