O poder da criação de pânico pelos meios de comunicação

Estúdio da peça de radioteatro. Foto: extraída do site Deutsche Welle - DW.

EDILSON ROCHA | Em 1938, a emissora de rádio CBS, de Nova York, veiculou que marcianos estavam invadindo a Terra, causando imediatamente muita preocupação e pânico a milhões dos seus ouvintes.

De fato, a preocupação e pânico realmente ocorreram, mas a invasão alienígena, ao menos naquele momento, não. Na verdade, a rádio transmitiu uma adaptação do livro "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, narrada por Orson Welles e pela companhia teatral Mercury Theatre on the Air.

Porém, milhões de ouvintes só ouviram a parte que narrava a invasão de marcianos na Terra, pensando que se tratava de uma informação bombástica dada naquele momento.  Daí toda a confusão e a correria de muitas pessoas saindo de suas casas em direção a outras cidades devido ao medo dos "alienígenas de Marte".

Ao me ater a este fato histórico, que causou pânico a milhões de ouvintes daquela rádio americana, me vem à mente o poder que tem os veículos de comunicação, principalmente nos dias de hoje, com transmissões em tempo real a todo instante, providas tanto com Informações positivas como negativas, tanto com Informações verdadeiras como falsas.

Olhemos, por exemplo, o que determinados veículos poderosos de comunicação, como a Globo, usando a pandemia causada pela Covid-19, estão conseguindo fazer no Brasil. Sozinha, essa emissora consegue levar milhões de brasileiros ao pânico todos os dias,  praticamente determinando as pessoas a ficarem em casa, de tal forma a impedirem-nas de trabalhar e, assim, sustentar sua família, tudo porque, obtendo êxito, acredita que poderá contribuir para a destruição econômica do País e, consequentemente, para a aquisição de elementos capazes de derrubar um presidente que lhe cortou benesses de milhões e milhões de reais de dinheiro público, os quais, durante muitos anos de governos anteriores, a sustentavam.

Enfim, se por um lado em 1938, a Rádio CBS, de Nova York, causou pânico sem querer a milhões de ouvintes americanos com a história da invasão de marcianos na Terra, por outro lado, a Globo causa propositadamente pânico a milhões de brasileiros, através de textos previamente planejados em suas redações jornalísticas, levando notícias sempre ruins para colocar medo na população.