O poder da internet para os negócios

Imagem ilustrativa/do Youtube.

GRACIELA PELEGRINI | Vivemos na era da internet onde as fronteiras físicas praticamente inexistem. Meu objetivo com esse artigo é mostrar que, se você tem um negócio e ainda não utiliza a internet, você não está apenas perdendo dinheiro, você está deixando oportunidades incríveis de crescimento passar.

Antigamente, quem tinha um comércio local só conseguiria atingir consumidores de outras cidades se montasse uma filial ou algo semelhante. Hoje, comprar produtos de comércios de outras cidades, estados e até países é normal.

O consumo de serviços pela internet também cresceu exponencialmente nos últimos tempos. A pandemia contribuiu com esse avanço; inclusive, regulamentando muitos deles. Consultas médicas, psicológicas, aulas, mentorias e uma série de outros serviços são realizados diariamente pela internet, ignorando as fronteiras geográficas.

Embora esse rompimento de fronteira seja incrível graças à rede mundial de computadores, na minha opinião, o grande poder que a internet oferece, é o poder de escala. Negócios só crescem quando ajudam mais pessoas.

Vejamos um exemplo:

Em aulas presenciais, um professor consegue atender um número limitado de alunos, seja pela capacidade do tamanho da sala de aula, capacidade do professor, e até mesmo de pessoas interessadas e disponíveis para estar naquele local no dia e hora marcados. Com a internet, os cursos remotos podem atingir um número ilimitado de pessoas! Existem cursos, treinamentos com milhares de alunos. Nesse exemplo em questão, o negócio que oferta o treinamento ganha, pois consegue atender mais pessoas. E as pessoas - alunos/clientes - ganham, pois talvez aquela seja a única forma de acessar aquele conhecimento. Não vou me atentar no mérito qualidade, ou preferência, apenas focar na escalabilidade que a internet permite.

É cada vez mais comum negócios inovarem, ou surgirem de forma a serem escaláveis. Um médico, uma nutricionista ou um psicólogo, por exemplo, consegue atender um número limitado de pacientes por dia. Alguns desses profissionais estão escalando seus atendimentos e criando programas de orientação gravado e, através da internet, fazendo com que centenas de milhares de pessoas consumam seu conhecimento. Claro que cada caso é um caso, estou apenas exemplificando como é possível escalar a venda de conhecimento profissional.

Ainda relacionado ao exemplo anterior, outro fator que devemos considerar é que, para o cliente/usuário, o custo fica consideravelmente menor. Pagar a hora exclusiva de um profissional pode ser muito caro e inacessível para alguns. Quando se consegue "dividir esse valor" entre várias pessoas, o custo fica reduzido, permitindo, assim que mais pessoas tenham acesso ao serviço.

Dias atrás li um case de um escritório de arquitetura, que escalou a confecção de projetos arquitetônicos. Nesse tipo de serviço as limitações se dão uma vez que cada projeto é único e um arquiteto consegue atender um número limitado de clientes. Certo? Errado. No caso em questão o escritório desenvolveu uma plataforma onde o cliente acessa de qualquer lugar do mundo, seleciona o projeto que deseja, gostos, preferências, é instruído por vídeos a tirar as medidas necessárias, e pronto! A inteligência do sistema conduzida por um profissional, gera o projeto detalhado, personalizado e exclusivo do cliente em pouco tempo, permitindo, assim, a escalabilidade do produto, além de um custo reduzido para quem contrata.

Por fim, com base nos exemplos e em tudo que falamos até aqui, a mensagem é uma só: se você quer inovar, expandir ou reinventar seu negócio, tenha em mente que o seu ganho é proporcional a quantidade de pessoas que você ajuda. E a internet é a chave para eliminar as fronteiras e expandir qualquer negócio.