O que é Setembro Amarelo?

Imagem ilustrativa.

Dr. Geovani Miranda | Muitos podem ficar com essa dúvida, e para saná-la e ajudar no entendimento do texto, responderei de forma clara e objetiva: o ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi iniciada em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Já a cor da campanha foi adotada por conta de uma trágica história que ocorreu em 1994, quando um jovem norte-americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo; seus amigos e familiares distribuíram no seu funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando a ponto da cor amarela ser adotada em campanhas de prevenção ao suicídio.

É neste mês que diferentes ações nas mais variadas esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a vida humana, recomendando falar sobre os sentimentos e buscar centros que oferecem ajudas psicológica e psiquiátrica a quem necessita.

Muitas das vezes o suicídio está relacionado com algum desarranjo mental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 90% dos casos dessas mortes podem ser evitadas se as causas forem tratadas corretamente.

É importante que fiquemos atentos a sinais que podem indicar a necessidade de um socorro: o indivíduo começa a se isolar socialmente, a perder o interesse por atividades de que gostava de fazer e começa a usar frases do tipo “preferia estar morto”, “quero desaparecer”, “vou sumir”, “ninguém gosta de mim”, “se eu morrer ninguém sentirá falta”; outros sinais como alteração de humor - ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança; no comportamento - agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação; no sono - despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado; na cognição - falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas; no peso - ganho de peso ou perda de peso; no corpo - fadiga ou fome excessiva; e depressão, abuso de substâncias (álcool, drogas e medicamentos) , falta de apetite ou repetição incessante de pensamentos podem indicar necessidade de ajuda.

Vamos aproveitar a vida, viver o hoje e eliminar os pensamentos negativos. Além disso, vamos prestar atenção naqueles que nos cercam, pois quando percebermos algo incomum é importante buscar um diálogo, mostrar que ele não está só e o ajudar a buscar apoio de um serviço especializado.

Seja um apoiador do Setembro Amarelo, participando das ações realizadas na sua cidade.