O que os óculos da Apple terão de tão especial?

Imagem: Apple.

GRA PELEGRINI | Nos últimos dias, a Apple lançou seus óculos de realidade virtual e aumentada, o Apple Vision Pro. Na internet, não se fala em outra coisa e o novo produto dividiu opiniões. De um lado, o alto preço de US$ 3.499, quase 20 mil reais, e o design foram as principais críticas ao Vision Pro.

Mas por que alguém pagaria um preço tão alto por algo considerado "estranho"?

Vamos lá. Alguns especialistas em tecnologia acreditam que o lançamento do Apple Vision Pro pode repetir o que foi o lançamento do iPhone em 2007. Naquela época, quase ninguém acreditava que o aparelho apresentado por Steve Jobs poderia substituir o computador e liderar um movimento que fez do celular um item indispensável para os seres humanos.

Agora, com o lançamento do Vision Pro, a Apple pode estar iniciando um novo movimento que pode, inclusive, substituir o celular. Isso mesmo! A tecnologia dos óculos da Apple oferece uma experiência imersiva ao usuário, seja para entretenimento, trabalho ou estudo. Diferentemente de outros concorrentes do mercado, como o Meta Quest Pro, do Google, o modelo é controlado inteiramente pela voz, movimento dos olhos e mãos do usuário, dispensando o uso de controles físicos.

Entre tantas funcionalidades, o Vision Pro pode servir como um monitor externo de um Mac, bastando estar com os óculos e olhar para o computador. Os óculos permitem projetar uma tela maior, do tamanho que o usuário desejar, fornecendo, assim, um ambiente virtual de trabalho.

Além disso, os aplicativos do VisionOS funcionam em janelas que podem ser redimensionadas com um simples gesto de juntar os dedos. Para acessar o ícone, basta um simples olhar e pronto, o aplicativo se abre bem na sua frente.

Durante chamadas de vídeo no FaceTime, por exemplo, ele cria um avatar tridimensional realista do usuário.

Com o Vision Pro, é possível, ainda, simular a experiência de estar numa sala de cinema ou em outros ambientes para assistir a filmes e vídeos. Além disso, o equipamento consegue capturar vídeos e fotos. Vídeos esses que agora podem ser gravados em até três dimensões.

Se os especialistas em tecnologia estão certos e o Vision Pro vai, de fato, mudar a forma de usar tecnologia, assim como o iPhone fez a partir de 2007, só o tempo dirá. A única certeza que temos até o momento é que, no início de 2024, os olhos de muitos entusiastas de tecnologia - especialmente os fãs da Apple -, estarão direcionados para frente, e não mais para a palma da mão.