Óleo e água não se misturam

Imagem ilustrativa.

Quando criança, minhas amigas e eu, nos divertíamos muito tentando misturar o óleo com a água; nessa época, não entendíamos o porquê da impossibilidade de tal mistura. É claro que, ao crescer, entendemos que há uma explicação lógica para isso. De acordo com especialistas, há uma diferença de polaridade entre as duas substâncias e por isso elas não se unem.

Contudo, é possível perceber que não só o óleo e a água encontram dificuldades para se misturarem. Nós também. Uma das maiores objeções do ser humano, é se relacionar com pessoas as quais elas consideram “diferentes”. E por isso, para alguns, é bem mais cômodo conectar-se com àqueles os quais encontram semelhanças concernentes às suas preferências.

Aparentemente não parece fácil conviver com pessoas que têm sonhos diferentes dos nossos, que pensam diferente, e que não curtem fazer as mesmas coisas que nós.

Apesar de a água e óleo não se misturarem, não significa que nós não possamos aprender a lidar com as diferenças existentes entre os seres humanos, afinal de contas, ninguém é igual a ninguém e, por isso, não devemos tratar as diferenças como se fossem obstáculos, mas como uma dádiva.

O diferente se completa e traz equilíbrio. Com isso, aceitar as diferenças do outro é dar a nós mesmos oportunidade de crescimento.

Não é saudável querer que as outras pessoas se adaptem a nós, não é saudável desejar que alguém se ajuste ao nosso modo de ser. Não somos donos da verdade, até porque  não existe um jeito certo de viver a vida, existem maneiras diferentes de viver.

Gosto muito de uma frase de Mario Sergio Cortella que diz: “Há uma diferença entre adaptação e integração. Não somos um animal de adaptação, mas de integração. Quando alguém se adapta a uma situação, é por ela absorvido. Quando alguém se integra, passa a fazer parte. Quan­do adaptado, é parte, tem uma postura passiva. Quando integra­do, faz parte, a postura é ativa.”

Um relacionamento saudável, seja ele pessoal ou profissional, é resultado de integração e não de adaptação.