Operação do Inema em Xique-Xique coíbe pesca predatória durante o defeso

Imagens: Inema.

Na manhã desta sexta-feira (19), uma Guarnição, em atendimento à Ordem de Policiamento Ostensivo (OPO) 565631, empreendeu operação de fiscalização ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa de Itaparica, com o objetivo de coibir práticas de pesca predatória durante o período do defeso. A ação integrada, composta por agentes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), teve como foco a preservação dos recursos naturais da região.

Durante a operação, a equipe identificou um acampamento próximo à lagoa, levantando suspeitas de atividades irregulares. Ao abordar uma embarcação associada ao local, foram encontrados petrechos de pesca e uma quantidade significativa de peixes de diversas espécies. O responsável pelo acampamento foi detido em flagrante pelos agentes, sendo imediatamente autuado de acordo com a legislação ambiental vigente, Lei 9.605/98, Art. 34.

Imagens: Inema.

O infrator, que não teve sua identidade revelada, foi conduzido à Delegacia Territorial de Xique-Xique, onde serão realizados os procedimentos legais necessários para apuração do crime ambiental.

MATERIAL APREENDIDO

No decorrer da ação, foram apreendidos elementos que servirão como prova nos processos legais em curso. Entre os itens confiscados destacam-se 1.200 metros de rede de pesca, um motor Vant 70 HP e aproximadamente 70 quilogramas de peixes. Todo o material encontra-se sob a custódia do Inema, sendo formalmente documentado pelo Auto de Infração em Campo (AIC) número 0032/2024.

Para denúncias e informações adicionais, a população pode utilizar o Disque-Denúncia pelo número (75) 9.9951-5994.