Organização Mundial de Saúde declara pandemia de coronavírus

Foto: AFP.

Anúncio da entidade foi feito nesta quarta; já são 118 mil casos registrados

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou situação de pandemia do novo coronavírus nesta quarta (11). A instituição alertou ainda que o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas. 

Nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. 

"Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários", disse o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O balanço mais recente da entidade indica que há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram.

No Brasil, até esta quarta, são 36 casos confirmados, distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além da Bahia, onde foram registrados dois casos em Feira de Santana.

A primeira paciente baiana com a doença é uma mulher de 34 anos que viajou para a Europa. Ela retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. Antes de ser atendida num hospital de Salvador, ela circulou por três dias na capital.

A paciente, que deve deixar a quarentena nesta quarta, infectou a segunda pessoa do estado com a covid-19, sua empregada doméstica, que deve ficar mais uma semana em isolamento.

Correio24Horas