Os celulares estão distanciando as pessoas

Imagem: site Clara Destaque.

Sem nenhuma dúvida, a tecnologia será sempre bem-vinda pela humanidade, obviamente desde que a esta sejam dados maior qualidade de vida e bem-estar social e econômico.

A quantidade de itens que exemplificam novas tecnologias é impossível ser enumerada e também nominadas. Há, entretanto, uma delas sobre a qual acho importante salientar, até porque, embora muito útil à nossa sociedade, é causadora de distanciamento entre as pessoas, mesmo quando fisicamente estejam tão próximas. Refiro-me ao celular.

Esta tecnologia, que inovou a maneira como a humanidade pode se comunicar, bastando apenas munir-se de um pequeno aparelho sem fio, com recursos que permitem desde uma conversa entre várias pessoas por intermédio de vídeos on-line até a possibilidade, cada vez mais comum, de permitir a seus usuários fazerem pagamentos de faturas, transferências bancárias, mexeu negativamente na relação afetiva da humanidade ou, no mínimo, de grande parte dela, haja vista que em vários países, devido a questões políticas, o seu uso social é proibido ou, na menos pior das hipóteses, restrito.

No Brasil, o abraço, o calor humano, que era algo comum entre os amigos ao se encontrarem, tudo isso deu lugar a conversas meramente virtuais, mesmo quando estes seres humanos estejam pessoalmente presentes no mesmo local - um bar, um restaurante, uma pizzaria, uma praça...

As pessoas cada vez mais estão preferindo conversar com o celular a conversar com pessoas que estão à sua frente, a seu lado, muitas vezes sem graça e que, para disfarçarem seus constrangimentos, acabam cometendo o mesmo erro, direcionando seus olhares às telas dos seus celulares.