Pavimentação da estrada do Vale do Capão será retomada em março

A obra contempla a pavimentação de um trecho de quase 20 km da BA-849 - Foto: Rafael Lage | Arquivo Pessoal

As obras de pavimentação da estrada que liga a sede do município de Palmeiras ao distrito de Caeté-Açu, na região do Vale do Capão, serão retomadas na segunda quinzena do mês de março. A informação foi confirmada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

De acordo com a Seinfra, a empresa responsável pelas obras concluiu e apresentou, nesta semana, os últimos estudos solicitados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para autorizar a execução da obra.

A empresa tem a previsão de mobilizar os equipamentos e começar os serviços nos trechos onde não há necessidade de supressão vegetal enquanto aguarda o INEMA. A Seinfra informou que toda a construção terá um investimento de R$ 32 milhões.

A obra, que contempla a pavimentação de um trecho de quase 20 km da BA-849, foi autorizada em junho de 2022 pelo ex-governador Rui Costa (PT). No entanto, ela foi interrompida em 2023, por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), após a Prefeitura de Palmeiras emitir um licenciamento irregular para o início das intervenções.

Estradas precárias

A Escola Municipal do Vale do Capão iniciou o ano letivo sem aulas por causa das condições precárias das estradas da região. As aulas estavam suspensas desde o dia 23 de fevereiro e retornaram na última terça-feira, 27.

De acordo com a população, as fortes chuvas que atingiram o Vale nas últimas semanas deixaram os acessos das estradas intransitáveis. A estrada principal e as vicinais ficaram com grandes buracos, desnivelamentos e atoleiros, impossibilitando o transporte de estudantes e profissionais da escola.

No início de fevereiro, os moradores também haviam reclamado da situação das estradas. Eles afirmaram que a situação piorou ao longo dos anos com a falta de manutenção da prefeitura.