Pedra Cinza Mineração vence licitação na CBPM para explorar minério na região de Irecê

Divulgação.

A licitação marca o retorno da CBPM à prospecção de novos negócios, depois de quase três anos

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), concluiu nesta terça, 4 de junho, a sua primeira licitação no ano, concedendo à empresa Pedra Cinza Mineração (PCM) a exploração de minérios de zinco, chumbo e fosfato na região de Irecê e Lapão, a 500km de Salvador. Estima-se que quando estiver em plena atividade a exploração da área deve gerar centenas de novos postos de trabalho e cerca de 6 milhões de dólares ao ano para o estado.

A licitação marca o retorno da CBPM à prospecção de novos negócios, depois de quase três anos sem a oferta de áreas para arrendamento de pesquisa. Vencedora do certame, a PCM deverá pagar 4 milhões à CBPM quando for obtida a primeira portaria de lavra; 2,55% do faturamento obtido com a venda do concentrado zinco e chumbo e R$ 18,50 por tonelada de concentrado fosfático. Quando estiver em operação, a mina deve render mais de 6 milhões de dólares por ano ao estado como royalties.

Os minérios da região de Irecê são pesquisados pela CBPM há muitos anos. A empresa foi responsável pelas primeiras análises em campo, que apontaram a possibilidade econômica para a extração de fosfatos e de sulfetos de zinco e chumbo. A Pedra Cinza fará pesquisas complementares na região que envolve um orçamento total da ordem de 6,6 milhões de reais e a realização de 12 mil metros de sondagem. Ao final das pesquisas, e após a Portaria de Lavra, deverá assinar o “Contrato de Arrendamento”, que é a exploração econômica da jazida.

Segundo o Diretor Presidente da CBPM Antônio Carlos Tramm, esta primeira licitação, assim como as demais que estão programadas para 2019, vem para demonstrar a viabilidade econômica não só da CBPM, mas da mineração. “Esta é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da política de emprego e renda do estado da Bahia”, diz.

A licitação para exploração em Irecê marca o retorno da CBPM à prospecção de novos negócios minerais no estado.  Outra concorrência aberta para envio de propostas diz respeito à exploração de areia industrial no município de Belmonte, extremo sul do estado, com prazo até o dia 4 de julho. Ainda para este ano estão previstas a abertura de mais quatro licitações: para exploração de Ouro em Iramaia/Maracás, Esmeraldas em Pindobaçu, Ferro em Ibipitanga e Cobre, Níquel e Cobalto de Caboclo dos Mangueiros, em Pilão Arcado/Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado.