Pindorama já não é mais a terra sem males

Imagem ilustrativa.

SCARLET ISABELLE | Desde criança sempre gostei de uma música infantil chamada Pindorama; mas eu não entendia o que significava ou o que era, hoje eu já sei que Pindorama era o nome do Brasil antes da "descoberta" e significa "terra sem males", pois os indígenas acreditavam que esta terra era abençoada. Mas creio que hoje eles já não chamariam mais assim. Brasil, por sua vez, vem de uma árvore chamada pau-brasil, que naquela época tinha muito, hoje é uma árvore difícil de se ver, pois a exploração a fez quase sumir.

Falando em exploração podemos mencionar as "mudanças" que a fusão do Ministério do Meio Ambiente e Agricultura trouxeram; para os defensores da biodiversidade (eu me considero uma) é como um tiro no pé, ou melhor, dar a floresta de presente ao motosserra. Foram anos de lutas, perdas, mortes e criações de leis que garantissem o desenvolvimento agropecuário sem causar danos gigantescos e irreversíveis na natureza, mas parece que tudo foi em vão.

Sabemos que para falar é necessário conhecer. Então te convido a sempre buscar saber como anda nossa terra, nossos bichos, nossos rios, até um dedo de prosa com nossos avós nos fará ver a diferença no que eles conheciam de mata e hoje já não há mais; já fomos conhecidos como pulmão do mundo, por causa das nossas ricas florestas, hoje seríamos um pulmão sobrevivendo com a ajuda de aparelhos. Será que tanta "exploração" está valendo a pena? E esse lucro todo, para onde vai? Sem floresta não há rio, não há alimento para os animais, não há recursos para serem usados.

Dizem que os indígenas não são "civilizados", mas onde o índio mora não tem poluição, não tem destruição, nem fome e nem sede. A natureza se encarrega de tudo e eles cuidam dela por isso, por ela dar o alimento e o que precisam para viver. Como diria Ramalho Campelo, "Ninguém é dono da terra. O homem é que pertence a ela".