Pitaya é produzida no município de Presidente Dutra (BA); fruta é rica em vitaminas C, D, complexo B e minerais

Imagem divulgação.

Além de ser um grande produtor de pinha, tanto é que recebeu o cognome de ‘Cidade da Pinha’, Presidente Dutra, na região de Irecê, passa a produzir pitaya, fruto  originário da América Tropical e Sub Tropical, e tem sido cada vez mais consumido no Brasil.

Em Presidente Dutra, a pitaya é produzida de forma orgânica, sem adubação química e sem irrigação. A planta é cultivada no meio de outras culturas em uma fazenda do Município.

PUBLICIDADEA próxima coleção Cápsula da Via3 Wear!

O sucesso na produção vem, em parte, da facilidade que a planta tem em se adaptar ao semiárido. A região tem tudo que a pitaya precisa: sol forte a maior parte do ano.

A produção de pitaya, em Presidente Dutra, já está sendo comercializada em várias regiões do país. Em algumas quitandas, em Irecê, por exemplo, o quilo da pitaya custa cerca de R$ 13,00.

Além de auxiliar em dietas de perda de peso, a fruta é rica em vitaminas C, D, complexo B e minerais. De acordo com nutricionistas, as propriedades da pitaya também atuam no controle da diabetes, no combate ao mau colesterol, na melhora do trânsito intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico.

Central Notícia.