Por que muitas empresas fecham e como evitar que isso aconteça?

Imagem ilustrativa.

Você já percebeu que o sonho de muita gente que almeja empreender, por vezes, se torna um pesadelo? E normalmente esse pesadelo acontece por um único fator: prejuízo. Esse, que por sua vez, normalmente acontece pela pouca venda, ou má administração.

Uma pesquisa do Sebrae mostrou que três em cada 10 MEI's (Micro Empresário Individual), encerram suas empresas em menos de cinco anos. Esse número diminui quando são pequenas e médias empresas. Mas o que justifica essa diferença? No caso dos MEI’s, a grande maioria abriu por necessidade, normalmente pessoas desempregadas cuja única solução encontrada foi abrir um negócio próprio. Na maioria das vezes, sem planejamento, preparo, estudo de mercado ou estratégias. Já no caso das Pequenas e Médias, a taxa de mortalidade é menor justamente porque houve o mínimo de planejamento necessário.

Fazendo uma analogia bem simples, a chance de um bolo dar errado é maior quando se começa sem planejamento, sem dispor dos ingredientes necessários, ou sem entender nada de culinária.

A grande questão não é por que as empresas fecham, mas o que fazer para evitar isso? 

Antes de mais nada, é importante ter em mente que uma empresa, independentemente do tamanho, é mais do que o sonho ou a necessidade de uma pessoa; uma empresa é fonte de renda, geração de trabalho. E todos, absolutamente todos os empreendimentos nascem com o propósito principal de facilitar a vida de outras pessoas.

Todo CNPJ precisa de um CPF. Assim como na vida, a constante atualização é imprescindível. Na tentativa de reestabelecer uma empresa, algo muito importante é avaliar o cenário. Por que a empresa não tem lucro? Por que não tem mais clientes? Assim como na vida pessoal, uma empresa também precisa ter autorresponsabilidade. Não adianta culpar o governo, a pandemia, os signos; afinal, o concorrente que está deslanchando vive sob o mesmo cenário externo.

Respostas que vão ajudar a identificar pontos importantes, pontos de melhorias: 

É importante que essa análise seja feita em todos os setores. Desde o financeiro, marketing, recursos humanos e assim por diante. Ok, agora você pode estar questionando: “Mas minha empresa só tem eu”. Não tem problema! Afinal, ora você é vendedor, ora comprador, ora está fazendo o financeiro, ora o marketing. Como vêm sendo desempenhada cada uma dessas atividades? Você, único na sua empresa, tem competência para isso? Não seria interessante pedir ajuda, buscar qualificação? Como está cada um desses setores?

Depois dessa análise, desse Raio X da empresa, o próximo passo é traçar estratégias para melhorar o que não estiver bom. Lembre-se que problemas são oportunidades. Agora você pode estar pensando: “Nossa, que papinho de autoajuda”. Mas não é. Olha só esse exemplo: Se o problema é o ponto comercial que não é muito bom, que não tem movimento, por que não focar em venda online? Se o problema é que você trabalha sozinho, ótimo! Que bom que não tem despesas com folha de pagamento. Mas por outro lado, trate de trabalhar mais horas.

Tudo é uma questão de ponto de vista. O importante aqui é definir o que precisa ser melhorado e como você pretende melhorar isso. A única regra para você planejar o que precisa melhorar é não esquecer o propósito do seu negócio - facilitar a vida do seu cliente. Por isso, inove, melhore, mude, mas sempre pensando em como você pode facilitar a vida do seu cliente. Afinal, o seu cliente é quem paga suas contas.