Porque os chineses bebem água quente

Imagens ilustrativas.

Lá pelos idos de 2005, cheguei eu em Chang Chun, sem conhecer nada da China e perdida entre a sensação de espanto e deleite com todas as novas descobertas.

Passadas umas duas semanas, achei que já estava na hora de me aventurar num salão de beleza para fazer as unhas. Descobri nesse tempo que na China tem os salões para cabelo e os que fazem unhas separados. Hoje isso já é até comum no ocidente, mas naquela época achei estranho.

E o que tem a água quente que ver com toda esse história?

Tudo minha gente. Foi ali que realmente percebi o quanto essa forma de beber agua é presente na vida do chinês. Até então, morando num “service apartment” de uma rede internacional, algumas coisas passavam despercebidas, camufladas, no dia a dia.

Já estava boa na mímica e com um caderninho onde anotava (da maneira que entendia) as palavras básicas para sobreviver perto de onde morávamos. Sentei para fazer a unha e ai a moça me trouxe uma caneca com o que pensei ser chá: quanta gentileza. Peguei a caneca, sem pensar, e dei um gole… e voltei com o copo instantaneamente para a mesa, aterrorizada com o que via. Olhei novamente, pensando: cadê o chá?

Como não conseguia me comunicar, deixei a caneca ali até esfriar e depois tomei a água.  

Começou a busca

Desse em dia em diante, comecei a perceber mais nos detalhes e, mesmo no restaurante do hotel, os garçons andavam com uma garrafa térmica para cima e para baixo e sempre colocavam o liquido nos copos dos chineses que estavam ali. Perguntei o que tinha na garrafa… adivinhem!

Mais solta e confiante, comecei a comer em restaurantes locais e tudo que eu recebia para beber era… água quente! Bingo!

Um detalhe, era verão, temperaturas altíssimas e o povo bebendo água quente. Imaginem como é no inverno de -28*C.

Ai também comecei a reparar que todos levavam uma garrafinha térmica na mão, no bolso, na mochila, dentro do carro. E nas lojas, supermercados, sempre havia uma seção especial com muitas garrafas térmicas de todas as cores, tamanhos, formatos.

Além disso, os bebedouros onde colocamos galões de água mineral, como no Brasil, tem duas torneiras: uma de água natural e outra de água fervendo (quase me queimei). Jarras elétricas são itens praticamente indispensáveis em todos os lugares. E nos locais de circulação como aeroportos e estações de trem, há os bebedouros públicos onde tem a saída de água fervendo.

Claro que tanto serve para o chá como para a água pura, a escolha é do freguês!

E por que água quente?

Quando você pergunta a um chinês por que ele bebe água quente, a resposta geralmente é “é melhor para sua saúde”. E claro, foi essa resposta que recebi de todos os chineses com quem eu conseguia me comunicar.

O tempo foi passando, e eu comecei achar aquilo interessante. E comecei a beber a água quente. Depois fiz alguns cursos de Tradicional Medicina Chinesa (TCM) e aprendi um pouco mais sobre isso.

De acordo com a TCM, beber um copo de água morna pela manhã e depois das refeições, ajuda o sistema digestivo e por causa de sua temperatura e, supostamente, auxiliam no fluxo sanguíneo. À medida que aumenta a circulação sanguínea, ajuda a desintoxicar o corpo. Por outro lado, a água fria retarda a função dos órgãos e faz com que os músculos se contraiam. Sei, sei… há controvérsias.

Resumindo, para a medicina chinesa, o consumo de água morna, não agride a temperatura do corpo, proporcionando a harmonia, o equilíbrio ideal entre  Yin e Yang, e em consequência o Chi também estaria em equilíbrio.

Na antiguidade, quando não se tinha tanta facilidade para esquentar a água, sempre as pessoas doentes, as grávidas e os idosos, tinham preferência para receber o liquido. Alguns chineses dizem que, além de tudo, ferver a água para consumo era uma forma de matar micróbios e bactérias. Faz sentido.

Mas resumindo bem, se você fala para um chinês que está com dor de garganta, ele vai te responder: Beba um pouco de água morna. Cólicas menstruais: Beba água morna. Indisposição: beba água morna. Cansaço: coloque os pés na água quente e beba água morna… e poderia ficar aqui enumerando todas as possibilidades (que parecem infinitas) para os poderes da água quente ao nosso organismo.

Agora, vale destacar que a comida chinesa é muito gordurosa, e a água quente realmente faz a diferença nesse caso.

O final dessa história

Bom, como vocês que chegaram até aqui já podem imaginar, me tornei uma consumidora voraz de água quente/morna.

Quando estou com sede, é ela que me sacia. Depois de comer, ela me conforta, quando quero relaxar, coloco algum tipo de chá ou óleo essencial na água quente e me esqueço da vida.

Se ela cura cólica, dor de garganta, má digestão, indisposição ou sei lá mais o que , realmente não sei, mas garanto que me faz bem, equilibra meu Chi. Sinto falta quando estou em algum lugar que não tenho como acessar um copo de água morna.

Parece loucura, mas é a pura verdade. Pode ser um fator psicológico, mas acho que vai um pouco além disso. Meu corpo se acostumou com essa combinação e não quer mais viver sem ela.

Adivinhem o que estou sentindo mais falta na minha mudança?

Zái Jiàn! | Até mais!

Fonte: China na minha vida.