Povoado Saco dos Bois na visão de um andarilho

Igreja Nossa Senhora do Amparo - Saco dos Bois.

Em visita a algumas localidades do município de Xique-Xique, na Bahia, o povoado Saco dos Bois* chamou minha atenção, não por causa do seu nome, podemos dizer que um tanto incomum, mas pelo desprovimento de ‘coisas’ minimamente básicas para uma vida, no mínimo, de sobrevivência.

De povo acolhedor, como várias outras localidades por onde passei, soube que Saco dos Bois é um dos povoados mais antigos do Município. Distante da sede 20 km, o povoado evidencia esquecimento por parte do poder público, pois as únicas obras são uma escola infantil, e um poço artesiano, ainda da gestão do ex-prefeito Eser Rocha, eleito em 1996, com mandato de 1997 a 2001.

Com uma população de pouco mais de 350 habitantes, distribuídos em 50 casas (24 de taipa, e 26 de blocos cerâmicos), Sacos dos Bois é formado basicamente por aposentados e pescadores. Em comparação com vários outros povoados do Município, Saco dos Bois é carente de saneamento básico (água encanada, coleta de lixo etc.), de escola de 1º grau, de posto de saúde, de pavimentação, de praça - ou jardim, de espaço para a prática de esportes, de salão comunitário, dentre outras tantas necessidades básicas. O povoado não tem, sequer, sinal de telefone, e internet.

Ao prosear com alguns moradores, pude ver que, mesmo levando uma vida sofrida, de escassez, eles têm em seus semblantes a alegria pela vida; parecem terem se acostumados com os 100 tons de cinza que compõem suas vidas.

*Saco dos Bois está situado próximo da lagoa de Itaparica, nas margens do canal da lagoa, no município de Xique-Xique/BA.

Texto de Nandaluz Roza. Escritora, pesquisadora e viajante.

PUBLICIDADE # Farmácia do Vaqueiro / Xique-Xique-BA.