Prevenção à gravidez na adolescência: ação aborda centenas de pessoas

Ascom Prefeitura de Xique-Xique/BA.

A Secretaria da Mulher, Infância e Juventude realizou, de 14 a 18 de fevereiro, a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, com diversas atividades como visitas às escolas e entrega de material informativo e preservativos. A ação teve seu encerramento na sexta-feira, dia 18 com um Pitstop em frente à sede da secretaria, uma visita à feira popular e às barcas na beira do rio.

Um stand decorado, e muitos itens como folhetos, preservativos, pulseirinhas, estavam à disposição das pessoas que passavam pela Avenida, e eram atraídas pelo som potente instalado ali e a animação do coordenador de Juventude, Alisson Fernandes. As equipes compostas também por duas enfermeiras, recebiam as pessoas entre as quais muitos jovens, público-alvo da campanha, para explicar sobre os fatores, as consequências de uma gravidez precoce e como evitar

O tema da campanha, “Viva o melhor de cada tempo”, estava estampado nas pulseirinhas. Essa ação da Secretaria da Mulher contou com a parceira da empresa Omega Energia, que contribuiu com pessoal, enfermeira, e folhetos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, ISTs.

Para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos a ideia é, além de diminuir a incidência da gestação precoce, reduzir os índices de infecções sexualmente transmissíveis. As consequências da gravidez na adolescência não são só físicas e emocionais: ela compromete também os estudos e prejudica o ingresso no mercado de trabalho.

É muito importante conscientizar os adolescentes do sexo masculino sobre a responsabilidade em caso de gravidez na adolescência. Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.

Durante o encerramento da Campanha em Xique-Xique, com o Pitstop na frente da Secretaria da Mulher, na caminhada até a feira livre, e nas conversas nas barracas, nas barcas e em várias paradas onde houvesse movimento, foram abordadas centenas de pessoas.