Projeto de Eduardo Salles e Cacá Leão pretende instalar cursos de nível superior em Xique-Xique

Reprodução.

Em reunião nesta segunda-feira (8) com o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Joao Leão, e o reitor da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco, Paulo Cesar Fagundes Neves, o deputado estadual Eduardo Salles ajustou os últimos detalhes para, em conjunto com o deputado federal Cacá Leão, tentar instalar, no IF Baiano de Xique-Xique (Bahia), os cursos de engenharia de Pesca, Agronômica e Elétrica.

“Aproveitar as potencialidades pesqueira, por causa do rio São Francisco, agronômica, com o Projeto Baixio, um dos maiores do mundo, e a expansão da exploração da energia solar e eólica, com a Engenharia Elétrica, acredito ser o primeiro passo para oferecermos qualificação profissional e mão de obra adequada para o desenvolvimento de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e a região”, justifica Eduardo Salles.

Eduardo Salles afirma que o próximo passo é marcar audiências com o reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento, para propor um protocolo de intenções que permitam a instalação dos cursos na sede da instituição em Xique-Xique, com o secretário estadual de Administração, Edelvino Góes, com a intenção de tratar da cessão de uso do terreno da Bahia Pesca no município.

“É claro que as instalações dos cursos não acontecerão de uma hora para outra. O trabalho vai ser árduo, já que vamos precisar da liberação do Ministério da Educação de obras para oferecer toda a infraestrutura adequada aos estudantes, professores e servidores dessa unidade da UNIVASF em Xique-Xique. Mas acredito neste sonho e vou trabalhar muito para concretizar”, garante Eduardo Salles.

Ausente da reunião em função dos compromissos na Câmara dos Deputados, em Brasília, Cacá Leão assumiu o compromisso de ajudar no que for preciso junto ao Ministério da Educação e destinar, junto com os demais deputados federais representantes de Xique-Xique, emendas parlamentares que viabilizem a instalação do campus da UNIVASF em Xique-Xique.

IF BAIANO

Eduardo Salles aproveita para lembrar a luta para a retomada das obras da unidade do IF Baiano de Xique-Xique, paradas há anos.

“Junto com Cacá Leão e outras importantes lideranças foi possível tornar realidade esse sonho. O Instituto Federal iniciou sua oferta de cursos técnicos, em um primeiro momento, nas instalações da escola municipal Domingos Alves da Costa, cedidas pelo ex-prefeito Ricardo, e hoje já capacita jovens em cursos técnicos profissionalizantes em sua sede própria”, recorda o parlamentar.

Recentemente, no Facebook, Eduardo Salles postou:

Batido o martelo para a instalação do Campus da UNIVASF em Xique-Xique

Estive ao lado do vice-governador João Leão, do reitor da UNIVASF, Paulo César Fagundes e sua equipe técnica em visita à área da Bahia Pesca disponibilizada pelo Governo para abrigar o futuro campus da universidade. Segundo os técnicos da instituição, a área em que hoje funciona o terminal pesqueiro, tem total condição de ser utilizada, em parte, para esse objetivo.

Leão reafirmou o compromisso de lutar pelo projeto que visa a oferta de cursos de graduação em engenharias Agronômica, Elétrica, Civil e Mecânica, expandindo as possibilidades de formação nessas áreas tão importantes para a região. Há uma grande demanda para a capacitação de profissionais que possam aproveitar as potencialidades pesqueiras do rio São Francisco, assim como da implantação de agricultura irrigada, principalmente no Projeto Baixio (um dos maiores mundo) e os iminentes projetos de energia solar e energia eólica que estão sendo implantados na região.

Divulgação.

A ideia é realizar uma parceria com o Instituto Federal Baiano do município (essa também uma luta nossa que, com o apoio do deputado Cacá Leão, através de recursos de emendas federais, conseguimos tornar realidade com a retomada das obras das instalações, que estavam totalmente paradas há anos e que hoje já capacita jovens em cursos técnicos profissionalizantes) para utilizar, inicialmente, as suas instalações à medida em que o campus definitivo vai sendo adaptado.

Ainda em 2021 trabalharemos pela aprovação dos cursos junto ao MEC, e já tivemos o compromisso do deputado Cacá Leão, assim como de outros deputados federais que representam o município, de que serão destinadas emendas, já em 2022 para garantir o início das obras para que, em 2023, os cursos já estejam disponíveis para a população. Vai ser bom relembrar que foi exatamente assim que a história começou, quando o ex-prefeito Ricardo cedeu as instalações da escola municipal Domingos Alves da Costa para dar início as aulas dos cursos técnicos de forma provisória.

Os vereadores Genicassia, Zezinho das Baterias, Zezinho Alves, Neilton do Sindicato e Déi sugeriram abrir uma audiência pública para que a população possa opinar sobre quais dos cursos de engenharia são os mais atrativos e relevantes. Aproveitamos e conversamos com Leão sobre a compra de uma nova máquina de gelo para o terminal pesqueiro, o asfaltamento da estrada de localidade de Nova Iguira, o anel rodoviário da sede e também sobre o projeto de produção de cera de Carnaúba, que já está em andamento.

PUBLICIDADEA loja Magazine Buy Page é segura. Se tiver dúvida, ligue (74) 9.9919-8749.

Todos esses pleitos serão reunidos em um documento a ser redigido pelos vereadores e encaminhados à SDE. Agradeço a João Leão e ao reitor Paulo César pela disponibilidade e por estarem tão empenhados na realização desse sonho na educação de Xique-Xique, concebido a muitas mãos, com a participação da equipe técnica da SDE, com a liderança do assessor Herbert Oliveira.

Essa é uma luta de muitos e estou nela ao lado da vereadora Genicássia, do ex-vereador Padeirinho, dos ex-prefeitos Dr. Ricardo e Dr. Magalhães, dos ex-vice-prefeitos Dr. Lula e Laércio Miniz, vereadores da base e nosso grupo político para levar desenvolvimento para nossa querida Xique-Xique.

Ascom: deputado Eduardo Salles.