Projeto de Extensão IF Baiano: “Leishmaniose canina e maus-tratos animais: uma abordagem educativa para a população de Xique-Xique – Bahia”

Fotos: Arquivo do Projeto.

XIQUE-XIQUE é uma cidade que possui saneamento básico deficitário em diversos bairros (apenas 36,9% dos domicílios apresentavam esgotamento sanitário adequado em 2010, segundo o IBGE), condições de moradia precárias, grande quantidade de cães errantes e que não possui centro de controle de zoonoses. Atrelada a isso está a condição de maus-tratos animais, figurada no abando de animais e no não controle reprodutivo, construindo um quadro preocupante no tocante ao bem-estar animal e à saúde pública, já que existem zoonoses que podem ser veiculadas por estes animais.

*Palestra de conscientização no colégio Polivalente.

Desta forma, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), recém-implementado no campus Xique-Xique, desenvolve este projeto para conscientizar a população interna do IF Baiano, os estudantes de ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais e a população geral de Xique-Xique sobre a doença Leishmaniose Visceral, sua forma de transmissão, importância de cuidados com o meio ambiente para evitar a proliferação do mosquito transmissor e formas de prevenção associando à conscientização sobre maus-tratos.

*Palestra de conscientização no colégio Senhor do Bonfim.

Portanto, ao desenvolver este projeto busca-se o cumprimento da função social do IF Baiano ao levar conhecimento à população xiquexiquense e aos estudantes envolvidos e colocá-los na função de propagadores dessas informações e agentes modificadores da realidade presente. Este projeto de extensão está sendo desenvolvido pela Professora Carolina Gonzales da Silva e pela estudante e bolsista Idhyara Borges Nery Nepomuceno, do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente. O financiamento do projeto é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão do IF Baiano, a PROEX.

*Palestra de conscientização no colégio Polivalente.

A leishmaniose canina é uma doença popularmente conhecida como Calazar e é uma infecção causada, mais comumente, pelo protozoário Leishmania chagasi, sendo transmitida pelo vetor mosquito flebotomíneo Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como mosquito palha ou birigui. Ou seja, uma pessoa saudável somente irá adquirir o Calazar se for picada pelo mosquito causador que estiver infectado, ao contrário do que muitas pessoas pensam, que se adquire a doença ao ser lambido ou mordido pelo cão infectado.

*Palestra de conscientização no IF Baiano/Campus Xique-Xique.

O mosquito palha multiplica-se em matéria orgânica em decomposição como, por exemplo, em frutas estragadas, restos de alimento e fezes de animais. Desta forma, realizar a limpeza periódica dos nossos quintais, das nossas ruas, não deixar que se acumule as fezes de nossos animais de estimação (cães e gatos) ou de produção (galinhas, porcos) são uma forma de não permitir que o mosquito se multiplique e que a incidência da doença diminua em nossa cidade.

*Palestra de conscientização no colégio Polivalente.

E para prevenir que nossos cães adquiram a doença precisamos evitar seu contato com o mosquito. Uma forma eficaz de evitar esse contato é com o uso de repelentes em todos os cães de Xique-Xique. Os repelentes podem ser encontrados em forma de coleira ou líquido a ser aplicado no pelo do animal (na parte de cima do pescoço). As coleiras possuem um custo mais elevado e estão disponíveis nas lojas agropecuárias. Já os produtos líquidos podem ser encontrados na farmácia humana (produtos à base de permetrina – o mesmo usado para combate de piolhos – na forma de loção ou emulsão, na dose de 1mL para cada 5 kg de peso do cão, com efeito repelente por sete dias) ou também em loja agropecuária (produtos à base de cipermetrina 5% na dose de 1mL para cada 10kg de peso do cão, com efeito repelente por 21 dias). Estes produtos líquidos não devem ser usados em cães com idade inferior a três meses de idade.

*Palestra de conscientização no IF Baiano/Campus Xique-Xique.

Dessa perspectiva, o abandono de animais em vias públicas constitui um fator agravante na disseminação da leishmaniose visceral em centros urbanos. Some-se a isso o fato de que o abandono de animais é crime segundo o parágrafo 32 da Lei 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de três meses a um ano, configurando o abandono como maus-tratos animais.

Além de toda a implicação em saúde pública que o abandono de animais pode configurar, vários estudos estabelecem uma forte correlação com crueldade animal e violência humana. Partindo desse olhar, a conscientização da população com relação aos maus-tratos animais é uma forma também de conscientização e formação cidadã, além de representar benefícios para a saúde pública.

Resumindo

*Não abandone seu cão, pois isso é considerado CRIME!

*Para evitar a reprodução indesejada de cães e gatos a melhor alternativa é a CASTRAÇÃO!

*O Calazar é transmitido pela PICADA DO MOSQUITO PALHA e NÃO por lambidas e mordidas de cães infectados!

*Mantenha seu QUINTAL SEMPRE LIMPO para que o mosquito transmissor do Calazar não se prolifere!

*Use SEMPRE repelentes no seu cão para protegê-lo do mosquito!

*Preocupar-se com a questão animal em nossa cidade é também uma questão de SAÚDE PÚBLICA!

*TODOS CONTRA A LEISHMANIOSE E OS MAUS-TRATOS ANIMAIS!

Autoras: Carolina Gonzales da Silva (professora do Instituto Federal Baiano, campus Xique-Xique) e Idhyara Borges Nery Nepomuceno (estudante do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente do IF Baiano – bolsista do Projeto).