Proteção à Fauna: Entrega Voluntária de Jaguatirica em Irecê

Morador entrega espontaneamente jovem jaguatirica à Polícia Ambiental.

Em uma operação marcante de conscientização e proteção à fauna silvestre, a CIPPA de Lençóis atuou com sucesso na cidade de Irecê, no dia 22 de fevereiro de 2024, para a entrega voluntária de uma jovem jaguatirica por parte de um residente local. A operação, que decorreu das 10h às 17h, foi uma demonstração da colaboração entre a comunidade e as forças de segurança na preservação da biodiversidade.

A equipe, composta por quatro policiais militares e utilizando a viatura 7.1601, respondeu prontamente à solicitação do morador do povoado Mocozeiro-l, que expressou o desejo de entregar o felino que estava sob sua custódia. Esta ação alinha-se às diretrizes da Portaria 12493/2016 do INEMA, que estabelece os procedimentos para o manejo de animais silvestres.

Durante a operação, foram observados todos os protocolos necessários para a captura e transporte seguro do animal, contando inclusive com a assistência especializada de um Bombeiro Civil e Herpetólogo residente na área. Posteriormente, a jaguatirica foi conduzida à base da CIPPA, com a previsão de ser entregue ao SETAS/UFRB Cruz das Almas no dia seguinte, devido a questões logísticas.

Este ato de entrega voluntária destaca a importância da conscientização ambiental na comunidade e reforça o papel crucial das autoridades na proteção e conservação da fauna silvestre. A CIPPA continua comprometida com a missão de servir e proteger, reiterando o chamado à população para que participe ativamente na preservação do patrimônio natural.