Psicosomatização: Doenças podem ser de origem emocional

Imagem ilustrativa.

THAÍSE ROCHA | A medicina psicossomática busca entender o ser humano em sua totalidade afirmando que o corpo e a mente são uma unidade; o indivíduo que acaba somatizando no corpo seus desequilíbrios emocionais e mentais, e sofrendo com dores terríveis, apresenta sintomas físicos, porém não tem origem identificada em exames.   

Muitas pessoas, por não conseguirem extravasar a dor emocional, se tornam prisioneiras de suas próprias emoções e sentimentos, [e esses sentimentos] quando não liberados podem tornar uma bomba silenciosa, pois o cérebro reage como se estivesse em perigo constante, produzindo substancias químicas e hormônios ligados ao estresse, causando doenças em seu corpo.

Como não conseguem eliminar as tensões de forma natural, aparecem essas válvulas artificiais, as pessoas desenvolvem doenças físicas que têm certamente origem emocional. Tudo isso, porque não fomos ensinados a reconhecer nossos sentimentos e a lidar com nossas emoções e acontecimentos difíceis da vida.

Não ignore os sentimentos negativos, aprenda a desenvolver uma postura assertiva e construtiva diante do que sente. A psicoterapia ajudará a buscar novas formas de enfrentamento as situações da vida, e assim, encontrar equilíbrio entre mente e corpo. Desenvolva inteligência emocional!