Publicar rotina fitness na internet é sinal de problema psicológico, diz estudo

Imagem ilustrativa.

Pesquisadores da Universidade de Brunel, em Londres, realizaram um estudo para avaliar o motivo das pessoas compartilharem fotos de seus treinos físicos nas redes sociais. Os resultados indicam que tais pessoas possuem problemas psicológicos relacionados a atenção e autoestima. De acordo com o estudo, as pessoas que sempre estão interessadas em documentar suas atividades físicas nas mídias sociais tendem a ser narcisistas.

Segundo os pesquisadores, o objetivo principal que leva as pessoas a postarem tais conteúdos é vangloriar-se sobre quanto tempo gastam com a aparência. Essas atualizações, aparentemente, ganham mais likes no Facebook do que outros tipos de postagens. "Os narcisistas que frequentemente atualizam suas realizações são motivados pela necessidade de atenção e aceitação", conclui o estudo.

Deparar-se com imagens de rotinas fitness de amigos e familiares pode servir de motivação para alguns ou pode ser bastante irritante para outros. O elevado número de likes não significa necessariamente que todas as pessoas gostam de ver esse tipo de postagem. De acordo com a Dra. Tara Marshal, curtidas e comentários nessas atualizações podem ser sinal que os amigos do Facebook "educadamente oferecem um apoio, enquanto secretamente não gostam de tais exposições egoístas".

A equipe de pesquisadores ainda vai realizar mais estudos para examinar qual o impacto de postar outros tipos de conteúdo nas redes sociais. Eles irão analisar como temas específicos podem interferir na possibilidade de ter amigos e na personalidade das pessoas que postam tais conteúdos.