Quais lições podemos tirar da nova rede social Threads?

Imagem ilustrativa.

Em apenas uma hora, a Threads conquistou um milhão de usuários, superando o recorde do ChatGPT

GRACIELA PELEGRINI | Nos últimos dias, uma nova rede social tem ganhado destaque em nossos smartphones. Trata-se da Threads, a nova plataforma criada pela Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp. O novo app surgiu para competir com o Twitter, aproveitando o momento conturbado da Big Tech sob o polêmico comando de Elon Musk.

Traduzindo literalmente, Threads significa "tópicos" e apresenta um modelo de interação por meio de textos curtos e conversas públicas.

Neste artigo, não pretendo explicar o que é essa nova rede social, nem discutir se precisávamos ou não de mais um “vício”. No entanto, falarei sobre os impressionantes números do aplicativo, bem como, identificar as lições que podemos aprender com ele, o Threads.

O aplicativo quebrou todos os recordes de quantidade de usuários. Em apenas uma hora, conquistou um milhão de usuários, superando o recorde do ChatGPT, que alcançou essa marca em cinco dias. A título de curiosidade, o Instagram demorou dois meses e meio, o Facebook levou dez meses, e o Twitter levou 24 meses para alcançar o mesmo número.

Passados cinco dias desde o lançamento da nova rede social de Zuckerberg, já foram registrados mais de 100 milhões de usuários, um marco que o atual “campeão” ChatGPT levou dois meses para alcançar.

Mas afinal, o que podemos aprender com o lançamento meteórico do Threads?

Ao analisar os números expressivos e a nova plataforma, cheguei a cinco pontos e algumas conclusões. Acredito que podemos nos inspirar no feito de Zuckerberg e adotar algumas dessas lições para nossos negócios. Obviamente que considerei o fato de que o novo aplicativo praticamente pegou pela mão os usuários do Instagram e os levou para o Threads; mas não é apenas isso. Vejamos:

1 - O bom e velho efeito de manada imperou desde o lançamento. Esse efeito é a tendência de as pessoas fazerem (ou acreditarem) em coisas porque outras pessoas estão fazendo. É um tipo de viés cognitivo que leva as pessoas a tentarem se encaixar em um grupo, em uma comunidade.

2 - Um aplicativo “instagramável”: a Meta praticamente não investiu em publicidade, mas permitiu que seus "clientes" fizessem uma excelente ‘publi’ para ela. A facilidade de compartilhar um post do Threads no Instagram, gerou publicações autênticas e gratuitas nos perfis de diversos usuários e influenciadores. Isso ajudou muito o aplicativo a alcançar um público muito maior, sem precisar investir em anúncios.

3 - Investiram na experiência do cliente, tornando a entrada e o uso do aplicativo muito fácil. As pessoas não querem fazer esforço para acessar um aplicativo, ter que criar um usuário, lembrar de senha etc. A experiência do cliente é extremamente importante para atrair usuários. O sucesso do cliente precisa se adaptar facilmente e contornar situações. E foi exatamente o que o novo aplicativo fez. A facilidade de criar uma conta com os usuários do Insta foi absurdamente simples.

4 - Crie produtos para seus clientes. Outra estratégia pouco utilizada por muitos é a esteira de produtos. Essa estratégia consiste em oferecer uma sequência de produtos relacionados a um tema específico, com o objetivo de guiar o cliente em uma jornada. E convenhamos, ter uma linha de produtos e fazer com que o cliente perceba que eles estão conectados e se complementam, aproximando-o de seu objetivo, é fundamental. Passear entre esses produtos é o que a Meta faz de melhor.

5 - Mate seu negócio antes que surja um concorrente que o mate. Essa ideia pode parecer absurda, mas sua aplicação torna as empresas mais inovadoras. A meta não esperou o Instagram estar em baixa para pensar uma nova rede social. Pelo contrário, aproveitou o hype da rede e criou uma nova para “colar” nela.

6 - Por fim, mas não menos importante é o fato de que o Zuck não criou nada de espetacular, não reinventou a roda. Pelo contrário, “copiou” o vizinho com algumas diferenciações. Ele aplicou com maestria o conceito de inovação incremental.

Para concluir, espero que este artigo sirva de inspiração. Se o Threads veio para ficar ou não, se ele vai destruir o Instagram, ou se é apenas uma moda passageira, só o tempo dirá. Fato é que ele obteve resultados impressionantes nunca conquistados por nenhuma Big Tech. Se conseguirmos usar um pouquinho de tudo isso como inspiração e aprendizado, certamente tiraremos grande proveito disso tudo.