Que país é esse?

Imagem: internet.

MÔNICA BASTOS | Há quase um mês, um personal  trainer flagrou a sua esposa fazendo sexo com um mendigo dentro de um carro. Na ocasião, o personal espancou o mendigo, por entende­­­­r que se tratava de um estupro. Contudo, a esposa confirmou que o sexo foi consentido. De acordo com laudo médico, a mulher apresenta transtorno afetivo bipolar, em fase maníaca psicótica.

O caso repercutiu nacionalmente. A hashtag “mendigo” ocupou os primeiros lugares do Twitter. O assunto virou meme.

Em entrevista vazada, o mendigo se referiu a mulher com palavras repugnantes. Em outra entrevista, o sem-teto se intitulou como “amante das mulheres”. E mandou um recado para a mulher do personal: "Quero dar parabéns, você é a mulher que faria qualquer homem amante das mulheres feliz".

Givaldo tem uma boa oratória, se comunica muito bem; no entanto, dadas as condições do sem-teto, não vamos julgar suas atitudes e falas. Não conhecemos sua história, seu contexto de vida. Porém, no que tange a nossa sociedade e a maneira bizarra com a qual lidou com a situação, são outros quinhentos.

De acordo com um veículo de notícias, o mendigo foi convidado por, pelo menos, quatro partidos, com o objetivo de lançá-lo a candidato no pleito deste ano, no Distrito Federal, como deputado estadual ou federal.

Enquanto a justiça não decide a situação de Givaldo, ele (o mendigo) segue como celebridade. Já conta com mais de 160 mil seguidores no Instagram (até o momento), é disputado para selfies e chega a cobrar R$100,00 para gravar mensagens aos fãs. Faz até presença vip. Isso mesmo! Por incrível que pareça, após protagonizar uma história triste, com uma mulher mentalmente perturbada, o mendigo agora tem fãs.

Recentemente, a influencer Grazi Mourão publicou um vídeo, beijando o mendigo.

Não é novidade para ninguém, que toda essa situação é resultado de uma sociedade machista. Uma sociedade com valores invertidos, sem nenhuma noção do certo e do errado.

Que país é esse?

Saudades da época em que sabíamos o verdadeiro significado da palavra aclamar. Saudades da época em que aclamávamos homens e mulheres como Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Anne Frank, Maria da Penha, Madre Teresa de Calcutá.