Quem vê cara, não vê coração

Imagem ilustrativa.

O que é rótulo? É toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita na sua embalagem.

É incrível, mas sempre que vamos ao supermercado, é quase impossível comprar um produto desconhecido, sem antes ler o que descreve à sua embalagem. É prático, e dependendo do que está escrito, nós decidimos se vale ou não à pena comprar.

Nos dias atuais, não fazemos esse tipo de análise apenas com os produtos, mas também com as pessoas. Precisamos urgentemente aprender que rótulos são para produtos e não para pessoas.

E importante ter bastante cuidado acerca das interpretações que fazemos dos outros. Ao olhar para alguém, o máximo que conseguiremos ver, será a sua aparência. Como diz o velho e bom ditado popular: “Quem vê cara, não vê coração”.  

Visão é algo importante, e nada mais digno do que permitir que as pessoas que se aproximam de nós, tenham a oportunidade de mostrar quem são, sem interferência dos rótulos que lhes foram impostos por terceiros.

Toda relação, seja ela, profissional, amorosa ou de amizade, traz consigo uma singularidade. Não é porque Fulano não se dá bem com Beltrano, que não possa se dar bem com você.   

Nós trazemos conosco particularidades que nem sempre agradará a todos. Essas mesmas particularidades nos farão se aproximar de algumas pessoas e manter distância de outras.

Por incrível que pareça, isso é normal, visto que todos nós de algum modo influenciamos e somos influenciados pelas nossas relações. Não é porque alguém foi um péssimo amigo para outro alguém, que ele não possa ser um ótimo amigo para você.

O segredo está no que nós conseguimos extrair da pessoa. Alguns seres humanos tem o poder de trazer á tona o lado mais obscuro do outro, enquanto outros, conseguem extrair aquilo que há de melhor.

No final das contas, aprendemos que, rotular pessoas não é legal, mas se tivermos que fazer isso, de antemão precisamos compreender que os rótulos são extremamente pessoais e não devem ser usados para estigmatizar alguém, apenas para descrever, quem é ou foi esse alguém quando de alguma forma se relacionou conosco. Isso dependerá muito mais de nós, do que do outro.