Real Digital será lançado no segundo semestre, diz presidente do BC

Créditos: pixabay.com / Publicado por "WorldSpectrum".

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou na segunda-feira (11) que o Real Digital, criptomoeda da instituição, será lançado provavelmente no segundo semestre. Em sua primeira fase, o lançamento será um piloto e não estará disponível para toda a população.

PUBLICIDADEA próxima coleção Cápsula da Via3 Wear!

A CBDC (moeda digital emitida por banco central, na sigla em inglês), será uma versão digital do real e terá seu valor com base no Sistema de Transferência de Reservas (STR). Este, por sua vez, é o "coração" do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil.

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Ainda não há mais detalhes sobre o funcionamento do Real Digital. No entanto, Campos disse que a moeda digital terá um limite de emissão, ou seja, uma quantidade máxima a ser emitida, como ocorre com o Bitcoin e outras criptomoedas.

“A gente tem o STR, um sistema que liquida todos os ativos e tem como garantia o Real. Então a gente vai ter como se fosse um sistema em cima desse, um STR digital, onde vai ser garantido pela moeda digital, o Real Digital, e os bancos vão conseguir emitir stablecoins em cima dos seus depósitos”, explicou Campos Neto no evento. Ele vê as criptomoedas sendo usadas mais como investimento do que pagamento, mas crê que isso pode mudar se a adoção delas ampliar.

Em março, o Banco Central anunciou a escolha de nove projetos para ajudar no desenvolvimento do Real Digital. O Mercado Bitcoin, por exemplo, se encarregou de um DvP (entrega versus pagamento, na sigla em inglês) de ativos digitais. Outras empresas e entidades escolhidas foram Visa, Febraban, Tecban e Santander.

Fonte: Cointelegraph