Reinaldo Braga Filho, do MDB, é reeleito prefeito de Xique-Xique; esta é a quarta vez que ele governará o Município

Foto: Cincinato Imagens.

Agora é esperar que o novo gestor governe para o povo, e que cumpra suas promessas de campanha

O candidato do MDB, Reinaldo Braga Filho, 41 anos, foi reeleito em 15/11, prefeito de Xique-Xique. Reinaldo Filho teve um total de 14.573, votos (55,65%), com 2.958 votos de frente. Seu adversário, Eduardo Pessoa, 55 anos de idade, do PSB, ficou em segundo lugar, com 11.615 votos (44,35%).

Em 2016, Reinaldo Braga Filho venceu Eduardo Pessoa com 14.505 votos, um percentual de 57,16%. Eduardo teve 10.872 votos, (42,84% dos votos), 3.633 a menos que Reinaldo Filho.

Com a vitória sobre Eduardo Pessoa, esta é a quarta vez que Reinaldo Filho assume a gestão do Município. Graduado em Administração Pública, Reinaldo Filho foi prefeito de Xique-Xique de 2005 a 2008, reeleito para 2009 a 2012; foi diretor-geral das Prefeituras-Bairro na primeira gestão (2013 a 2016) de ACM Neto, na prefeitura de Salvador/BA, e novamente prefeito do Município (2017/2020).

Prometendo governar para o povo (2001/2004), Reinaldo Filho, disse, durante sua campanha, ser esta a hora de o Município ‘dar um salto de qualidade’, com passos firmes. “Agora chegou a hora de Xique-Xique dar um salto de qualidade para o futuro, seguindo em frente, com passos firmes, trabalhando lado a lado com a população”.

PROMESSAS

Em seu plano de governo, Reinaldo Filho prometeu, na área da Agricultura, fazer parceria com o Sebrae, e implantar a Sala do Empreendedor, bem como intensificar a parceria “para que mais projetos e cursos de capacitação sejam disponibilizados para os pequenos agricultores”.

Na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o novo prefeito falou em água de qualidade para o povo, prometendo privatizar o SAAE por 30 anos, por meio licitatório. “A empresa vencedora da licitação irá investir alto para ampliar e modernizar o SAAE, e a tarifa de água não poderá ser maior do que a cobrada pela Embasa, em Itaguaçu e Gentio do Ouro. Depois de 30 anos o SAAE será devolvido ao Município, sem nenhum custo para o povo”.

No tocante às estradas municipais, uma de suas promessas é asfaltar, com verba do Governo Federal, a estrada que liga a sede do Município à Nova Iguira. Prometendo, também, fechar parcerias e solicitar obras como: Estrada Xique-Xique / Marreca Nova / Boa Vista, implantação de poços artesianos, mais um curso para a Uneb, além da criação da Micro Região administrativa de Xique-Xique. “Iremos reforçar a nossa parceria com o Governo Federal. Vamos viabilizar obras e estradas, ONGs da cidade de proteção aos animais, e construção da Unidade de Atendimento Veterinário da Cidade”.

Agora é esperar que o novo gestor governe para o povo, e que cumpra suas promessas de campanha.