Salvador terá única escola do Nordeste participando da 2ª etapa de competição de Robótica em Curitiba

Fotos: Enaldo Pinto / Secom.

A Escola Municipal Mário Altenfelder, no Lobato, em Salvador, foi a única instituição do Nordeste selecionada para participar do programa First Lego, competição de Robótica que é considerada a maior do mundo.

A equipe é composta por crianças com idade entre seis e 10 anos, supervisionadas pelo professor Antônio Fernando Bulcão, especialista em Artes Visuais. A segunda etapa da seleção será realizada em Curitiba, no final de setembro.

A gestão da Escola Mário Altenfelder realizou na última sexta-feira (15) um evento na escola, onde os alunos participantes apresentaram os protótipos criados com peças de Lego.

Energias renováveis é o tema abordado este ano, e uma das exigências é alinhar com as necessidades da comunidade. Com base na temática, a equipe montou um sistema de energia solar para iluminar o comércio e residências do entorno da escola.

A notícia de ser a única escola do Nordeste a participar da competição movimentou toda a comunidade escolar. Segundo a gestora Graça Suely Oliveira, os professores de imediato montaram uma equipe que atendesse ao perfil exigido no edital.

“Energia renovável é um tema bastante atual, criamos uma equipe de apoio para que todos os alunos tivessem acesso ao projeto que o grupo estava desenvolvendo. São vários eixos de aprendizagem com esse processo, a linguagem de robótica, sustentabilidade, motivação e eles estão radiantes de poder participar desse projeto”, contou.

O professor Antônio Fernando Bulcão falou sobre a importância da iniciativa. “Por meio dela a gente faz a inserção da Robótica ao currículo escolar, que promove novos olhares em relação à Engenharia e observação da comunidade. Muitas crianças não tinham contato com o Lego e estão adorando a experiência, desenvolvendo habilidades que antes não eram percebidas na sala de aula convencional”, explicou o professor de Artes.

A etapa final do programa First Lego será disputada no Canadá, e a equipe soteropolitana está confiante na classificação. Enquanto isso, os alunos estão aprimorando o projeto.

“Criamos uma fonte de energia que conecta com led e sensor de movimento, gostei muito de fazer, o professor nos orientou e não tive dificuldade. Estou torcendo para que nosso projeto seja classificado”, disse o estudante Leandro Levy Santana.