Secretário de Educação de Xique-Xique pede que professores não participem de greve

Foto: PMXX.

O pedido foi encaminhado via whatsapp e diversos diretores da rede ligado à gestão compartilhou em grupos

O secretário Adoniran Leite, da SEMEC - Secretaria de Educação e Cultura de Xique-Xique, faz pedido estranho para que professores não participem da greve geral, marcada para os dias 2 e 3 de outubro, contra cortes na educação pelo governo Bolsonaro, e usa como exemplo, a cidade de América Dourado, que segundo o secretário, não terá adesão ao movimento e não suspenderão as aulas.

Adoniran afirma em sua mensagem que a pasta é a favor do direito dos professores e dos alunos terem aulas. Porém, no mesmo texto diz que, há vários sábados letivos a disposição para reposição de aulas.

[O secretário] finaliza, pedindo que cada professor converse e convença os outros a não aderirem ao movimento, pedindo resposta até as 16h da decisão tomada.

A GREVE GERAL DA EDUCAÇÃO

Marcada para os dias 2 e 3 de outubro, [a greve] será em todo país e muitas entidades estão aderindo, devido aos cortes na educação promovidos pelo governo Bolsonaro.

Fica a questão: estaria o governo de Xique-Xique aliado ao governo federal, na ideia sobre educação?

NOTA DO SECRETÁRIO NA ÍNTEGRA

"Colegas professores, professoras e servidores da Educação

Está programada para os dias 02 e 03 de outubro uma Greve Geral da Educação e gostaria de fazer a cada um de vocês um pedido para que não suspendamos nossas aulas nesses dois dias.

Alguns municípios da nossa região, a exemplo de América Dourada, não suspenderão as atividades letivas.

Vejam que o pedido que faço não é sem fundamento. Todos nós professores temos sim que reivindicar nossos direitos, mas não podemos fazer isso negando aos nossos alunos o direito que possuem de ter aulas.

Conversem com seus colegas em cada escola e, analisem essa situação. Só esse ano já tivemos diversas paralisações e, em nenhuma delas, a Secretaria da Educação e Cultura indicou calendário de reposição.

Entretanto, não temos mais como suprimir dos nossos alunos mais dois dias em nosso calendário letivo, sendo necessária a reposição desses dois dias e dos demais que já foram utilizados em outros momentos de reivindicações. E todos vocês sabem como nosso calendário está repleto de sábados letivos.

A SEMEC é sim favorável a defesa de direitos dos servidores da educação, mas é também, defensora dos direitos dos alunos. Conversem com seus colegas de trabalho em cada Unidade Escolar do município na próxima terça-feira e solicitem ao Diretor (a) Escolar que nos repassem até às 16h a decisão que tomaram.

Contamos com a compreensão e ajuda de todos vocês para que tenhamos aulas regulares essa semana, de terça a sexta-feira!

Abraços,

Adoniran Leite
Secretário Municipal da Educação e Cultura".