Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio

Imagem ilustrativa.

THAÍSE ROCHA | O suicídio representa hoje um grave problema de saúde pública no mundo. No mês de setembro, ocorre no Brasil, a campanha do Setembro Amarelo; dia 10 comemora-se a prevenção ao suicídio, dia do mês que reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela.

As pessoas que cometem suicídio tentam, de alguma forma, acabar com a "dor emocional" que estão sentindo no momento. Mais do que julgar é importante criar uma rede de apoio entre família, amigos e profissionais que possam intervir. Às vezes, a pessoa só precisa de um espaço para expressar o que está sentindo. Então, não tenha receio de falar sobre o assunto, existem possibilidades de construir novos caminhos. Acredite na vida!

O "Setembro Amarelo" serve de alerta para todos nós. Permita-se ser o "ouvido" de quem precisa nesse momento, oriente ou peça ajuda especializada (a um hospital, médico, psicólogo, ou psiquiatra), e perceberá como você e o mundo ao seu redor mudarão.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias. Ligue 188.