Sinta suas emoções!

Imagem ilustrativa.

Thaíse Rocha | Em meio a pandemia, foram terríveis os impactos causados pela Covid-19. Essa crise de saúde pública exigiu um mergulho fundo nas emoções; fomos forçados a aprender a lidar com elas (tristeza, medo, raiva) para sobreviver e superar as adversidades que o mundo trouxe diante do caos.

O cenário catastrófico nos levou a refletir sobre o que queremos da vida e o que a vida exige de nós nesse momento. Diante da ansiedade, raiva, tristeza, angústia, preocupação, indignação; a inteligência emocional, considera a importância de conhecer e aceitar as próprias emoções para depois poder gerenciar melhor como elas serão expressas diante de si e do outro.

Frequentemente, nós queremos fugir delas, exclui-las, ou tentar distrair com qualquer coisa para tirar o foco daquilo que sentimos, na intenção de suprimir, ou não ter contato com as emoções, porque temos medo do que podemos encontrar. Não existe emoção melhor ou pior, todas são importantes.

A melhor maneira de cuidar das emoções é desenvolver acolhimento, reconhecimento, e não lutar contra as emoções desagradáveis; elas sempre passam. Apenas aceite que todos estamos atravessando águas turbulentas em tempos difíceis e, juntos, com muita força e coragem, será possível sobreviver para inventar um novo “normal”.