Surto de doença conhecida como “mão-pé-boca” atinge crianças na Bahia

Foto: reprodução.

Primeiro sintoma da virose, que é benigna, é febre muito alta, seguida de aftas e coceira na pele

Um surto da virose conhecida como “mão-pé-boca”, que causa aftas, febre e coceira e atinge principalmente crianças, foi registrado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Nazaré, no recôncavo baiano. Na capital da Bahia, Salvador, menores também foram diagnosticados com a doença. Pelo menos 50 crianças em todo o estado já foram acometidas.

“É uma virose que acomete muito mais as crianças, principalmente na sazonalidade. No inverno é pior, já que por causa das chuvas e do frio, as crianças ficam mais juntas e a doença dissemina mais e mais rápido”, declarou Rita Mira, da Vigilância Epidemiológica.

A doença é benigna. “Como toda virose, é transmitida pelo contato. O primeiro sintoma é a febre, a febre é muito alta. Há também muitas aftas. É uma doença benigna, mas precisa ter cuidado porque causa coceira”, disse a especialista.

Em Salvador, uma média de cinco crianças tem passado diariamente no Hospital Santo Izabel, com os sintomas da doenças.

Na cidade de Nazaré, a Vigilância registou a “mão-pé-boca” em 16 crianças, todas alunas de uma creche. posteriormente, mais dez casos foram confirmados.

Espalhou rápido

“Foi uma doença que se espalhou muito rápido. Nós seguimos o regulamento do Núcleo Regional de Saúde Leste, e fomos orientados por ele a declarar que se trata de um surto. Foram várias crianças com os sintomas em um único ambiente”, disse Amanda Almeida, da Secretaria Municipal da Saúde de Nazaré.