Técnicos da Defesa Civil da Bahia (Sudec) visitam localidades afetadas pela estiagem

Rede social Instagram.

Técnicos da Defesa Civil da Bahia (Sudec) seguem se deslocando, semanalmente, até as localidades afetadas pela estiagem para realizar vistorias de prevenção e resposta, visando fiscalizar e comprovar a Situação de Emergência emitida pela administração municipal. Somente neste ano, já foram realizadas mais de 200 vistorias técnicas pela Sudec. Na oportunidade, o órgão também presta apoio e orientações aos municípios neste processo de decretação, através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastre (S2ID).

Devido ao fenômeno do El Niño, a Bahia vive um período de seca/estiagem prolongada e para além das ações emergenciais e estruturantes que já estão sendo executadas, o Governo do Estado está buscando, em parceria com o Governo Federal, soluções mais robustas e eficazes para o momento, inclusive, através do novo PAC, com investimento de 7,5 bilhões, visando mitigar os impactos e danos sofridos pela população baiana.

Operação Água Potável

A Defesa Civil da Bahia, através da Operação Água Potável (OAP), leva água às comunidades, preferencialmente rurais, afetadas por seca/estiagem. Em 2023, já foram entregues carradas em mais de 400 cisternas, atendendo em média 300 localidades e mais de 21 mil pessoas beneficiadas. Vale ressaltar, que esta operação funciona de maneira complementar à Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, executada pelo Exército Brasileiro.

As iniciativas reforçam as ações planejadas e implementadas por parte do Estado e do Governo Federal para, por exemplo, garantir o acesso à água potável, sanar perdas nas atividades agropecuárias, realizar a limpeza de aguadas, perfurações de poços artesianos e construção de adutoras, além de outras ações de restabelecimento

A seca/estiagem é o desastre natural mais recorrente na Bahia e este fenômeno se concentra na região do Semiárido, que representa, aproximadamente, dois terços do território baiano. Atualmente, mais de 140 municípios estão em Situação de Emergência (SE) devido à seca/estiagem no estado.

Sabemos que os desafios são muitos, mas a Defesa Civil da Bahia sempre estará à disposição dos municípios e das famílias baianas!



#GovernoDaBahia #ProteçãoEDefesaCivil