Tenho medo é dos "humanos"!

Imagem ilustrativa.

Ao me atentar para este assunto, quero apenas alertar as pessoas de que jamais fechem os olhos ao seu redor (...)

EDILSON ROCHA | A cada dia que acompanho notícias das páginas policiais ou de programas de TV disponibilizados pelo YouTube, mais fico convicto de que muitos humanos são seres que deveriam ser submetidos a um estudo bastante profundo, não pela Nasa, que é do Planeta Terra, mas, quem sabe, por alguma agência espacial de outro planeta, preferencialmente, de outro sistema solar.

Se quando nos meus tempos de criança eu acreditava na existência de marcianos e que eles poderiam invadir a Terra com discos voadores carregados de armas de poder destrutivo inigualável, hoje em dia tenho medo mesmo é de seres daqui da nossa sociedade, tidos como humanos, até que se prove o contrário.

Tenho certeza de que os animais, mesmo sendo considerados seres irracionais, não me impõem o medo no mesmo grau que tenho dos seres humanos, tidos como civilizados.

Ao me atentar para este assunto, quero apenas alertar as pessoas de que jamais fechem os olhos ao seu redor, achando que as demais pessoas, por mais que aparentemente pareçam ser confiáveis, não possam ser verdadeiras psicopatas.

Aprendi a confiar, mas ao mesmo tempo desconfiando, pois noto que não basta tão-somente desconfiarmos das pessoas distantes, incluindo as que já se mostram dotadas de idoneidade altamente questionável. Às vezes, os bandidos estão tão próximos de nós e não nos permitem identificá-los apenas pela simpatia, pelo sorriso, pela generosidade. E é a partir daí que mora o perigo.

Quando temos um inimigo declarado, enfrentarmo-lo, protegermo-nos dele, enfim, é uma ação mais fácil de colocarmos em prática, pois temos condições de monitorar todos os seus movimentos, mas quando o inimigo não se declara ser nosso inimigo, enfrentá-lo se torna muito mais difícil.

Quanto mais atentos estivermos a tudo que está à nossa volta, melhores chances teremos de nós nos defendermos.