Tradição dos aboios e causos das cavalgadas foi reproduzida em Baixão de Zé Preto, no último final de semana

Divulgação.

A comunidade Baixão de Zé Preto, em Irecê, foi palco da primeira “Cavalgada Quinca Vaqueiro”, uma homenagem ao vaqueiro Joaquim Trindade de Souza, que fincou rancharia naquela comunidade, onde constituiu família e ali viveu pelo resto da vida. O evento é uma iniciativa de um grupo de jovens "vaqueiros" incluindo familiares que permanecem no lugar.

De acordo com os organizadores, o evento, além de prestar a justa homenagem ao histórico vaqueiro, teve como finalidades, divulgar e promover a cavalgada como cultura nordestina e todos os aspectos que lhe envolve, como as cantigas, o vestuário e as relações sociais.
“O cheiro de mato, a poeira do campo, os aboios e causos fizeram parte do cortejo. Um final de tarde prazeroso, com uma turma de cavaleiros e amazonas cheios de alegria”, disse Agamenon Lemos, 45, de Presidente Dutra.

Pelas estradas de roça, a primeira cavalgada "Quica Vaqueiro" foi emocionante e contou com boa participação de cavaleiros e amazonas - Foto: Divulgação.

O evento que teve patrocínio de comerciantes e das prefeituras de Irecê e Presidente Dutra, ocorreu no sábado, 10, com a concentração de partida na Fazenda Luciana, em Presidente Dutra, perpassando por comunidades circunvizinhas, como Ramos, Baixa Verde, Várzea e trilhas rurais do entorno, até a chegada, em Baixão de Zé Preto.

Durante a culminância, shows com violeiros e sanfoneiros da região, com participação especial da cantora Tâmara Fernandes, considerada pelos cavaleiros, a princesa das cavalgadas, que iniciou sua apresentação por volta das 20h e foi até às 23h.
Felipe Barreto, que liderou a comissão organizadora, avaliou como positiva a cavalgada. “Foi a primeira e consideramos missão cumprida. Satisfação dos participantes e com certeza teremos um crescimento para o próximo ano”, disse.

Apoios: Jornal Cultura&Realidade, Prefeitura Municipal de Irecê, Prefeitura Municipal de Presidente Dutra, Vereador Fabiano Bia, Irrigações Ribeiro, Moveis irmão Rosa, Zé Roberto, Mercantil Souza, Nordeste Materiais de Construção, Léo de Coló, Contador Sandro Almeida, O rei do Sorvete, Açougue Bom de Preço, Tonynho vaqueiro mirim, Líder Sports, Os Bridões de Ouro, Cleiton ferrageamento de cavalos, Irá de Presidente Dutra, George de Jussara, Caipirão da Pinha, Camisão de Couro, Eletrônica Vídeo Tec, Super Mercado Porto, Galpão da Construção e Irrigação, Castelão Calçados, Agrolibório, Gleison Engenheiro ambiental, Pizzaria La Famiglia, Pizzaria Sapores d’Itália, Grupo Herói Vaqueiro e Radio A Voz do sertão.