Três habilidades para o futuro

Foto ilustrativa.

Sábio é aquele disposto a ver o outro lado, a pensar e argumentar o ponto de vista contrário, estando aberto tanto a mudar suas convicções, bem como mudar as convicções do outro

GRACIELA PELEGRINI | Muito se fala em tecnologias para o futuro, inteligência artificial, máquinas que irão substituir o homem etc. Mas, como nós, seres humanos, vamos nos manter em meio a tudo isso?

Houve uma época em que o homem era o ser mais inteligente da terra. Hoje, com a inteligência artificial, ser inteligente não é mais exclusividade nossa. Estamos falando da superinteligência, equipamentos que aprendem e se auto programam.

Ok, então estamos em extinção? As máquinas tomarão nosso lugar? Calma. Vamos nos destacar e encarar o futuro se nos unirmos às máquinas, garantindo assim, a era da tecnologia 5.0; mas para ‘termos importância’ precisamos desenvolver três habilidades básicas. São elas: Pensamento crítico, Adaptabilidade e Humanização.

PENSAMENTO CRÍTICO

Pensamento crítico, diferente de inteligência, se aprende, se torna. Porém, nos dias de hoje, ninguém nos ensina. Na escola somos obrigados a aceitar o que nos é imposto, ninguém ousa fazer uma interpretação diferente da do professor. Digo isso porque nunca se falou tanto em Fake News, seres humanos ‘inteligentes’ acreditando em tudo que leem na internet. Cada vez mais queremos ter informação mastigadinha. Antes de lermos um livro, vamos ver se não saiu o filme; antes de assistir ao filme, vamos ler o resumo dele e, claro, ‘aceitamos’ como verdade o que o outro falou. 

Estamos em uma era que não sabemos mais discordar. Se discordamos, logo partimos para a ignorância. Basta ver perfis de políticos de esquerda ou de direita, a ‘baixaria’ é obrigatória. Não sabemos ver a opinião do outro e buscar entender os motivos dele; pelo contrário: ou aceitamos como verdade, ou nos revoltamos e travamos uma guerra de comentários.

Infelizmente, quanto menos se sabe, mais certeza se tem! Sábio é aquele disposto a ver o outro lado, a pensar e argumentar o ponto de vista contrário, estando aberto tanto a mudar suas convicções, bem como mudar as convicções do outro. Sem ganhador ou perdedor.

Para melhorar o pensamento crítico, conviva com pessoas diferentes, aprenda lógica, argumentação e retórica, melhore seu repertório e ouça mais do que fale.

ADAPTABILIDADE

Outra habilidade indispensável para o futuro está ligada a direção, ação. A adaptabilidade é a ‘nova queridinha’. Tudo muda o tempo todo e se não soubermos nos ‘encaixar’, se não tivermos agilidade, velocidade e resiliência, não vamos ‘sobreviver’. 

Pensa comigo: imagina falar para um adolescente dos anos 2000, que em 20 anos compraríamos quase tudo pela internet, desde roupa, remédio até comida; que chamaríamos um ‘estranho’ para vir de carro nos buscar em um lugar X, e nos levar ao lugar Y, que não iríamos mexer com dinheiro vivo. Que nossas reuniões seriam pela tela de um computador, e que as novelas de uma emissora famosa de televisão seriam substituídas por séries ou vídeos de completos estranhos. E olha que eu resumi bem! 

Pois é. Prova que a adaptabilidade é importante e foi a lição que tiramos da pandemia. O restaurante que não passou a usar o sistema de delivery teve de fechar suas portas. A nova era exige que passemos a encarar problemas, como oportunidades para evoluirmos.

HUMANIZAÇÃO

E por último, mas não menos importante, talvez a mais importante, temos a habilidade de sermos humanos. Ah, e como essa habilidade está em ‘démodé’, aliás, acho que essa palavra [démodé] também está em desuso.

Pois bem. Na moda ou não, cordialidade, respeito, empatia, educação etc., nunca deveriam cair no esquecimento. Houve um tempo em que uma palavra, um acordo verbal valiam muito mais do que contratos feitos por advogados renomados. Mas, de quem é a culpa? Da tecnologia, da inovação? Acredito que não. Voltemos e revemos nossos conceitos. Pensa comigo: quando é que o ser humano deixou de confiar um no outro? Quando é que o ser humano deixou de se importar uns com os outros? A resposta, eu não sei te dizer, mas, posso afirmar que se a humanização não existir, não tem porque o homem existir.

Você entende que não é só sobre a tecnologia, modernidade, inovação? É sobre cara a cara, por mais que entre elas [caras] tenha uma tela. Então... Menos Whats, e mais ligações. Afinal, com tanta tecnologia, ligação é prova de amor.