Vacinação do meu pet: Por que é tão importante?

Imagem ilustrativa.

Na dúvida busquem orientação do Médico Veterinário, seu pet merece!

O mês de agosto foi palco para a campanha de vacinação antirrábica dos pets em algumas regiões. Você sabe a importância dessa e de outras vacinas que são recomendadas para seu animalzinho? Vamos responder algumas dúvidas relacionadas à vacinação de cães e gatos.

A vacina é um instrumento que foi muito citada esse ano, principalmente por conta da pandemia do COVID-19 causada pelo coronavírus. Assim como essa doença, a prevenção da raiva se dá em sua maior parte através da vacinação. Por isso, para manter seu animal e você seguros a vacinação é fundamental. Nesta matéria, criamos um F.A.Q. para que você possa tirar suas dúvidas em relação à vacinação do seu animal.

Quais vacinas meu animal deve tomar?

Existem diferentes vacinas que seu animal pode tomar, e algumas tem sua importância ou não a depender da existência ou não de casos de determinada doença em sua região. Em se tratando de cães, 2 vacinas são fundamentais para garantir a segurança dos mesmos, e, são elas: a vacina antirrábica e a vacina múltipla, esta última atua na prevenção de doenças muito importantes para a espécie, como a Cinomose e Parvovirose (além de outras), que quando os animais as tem podem ter quadro clínico bastante grave até mesmo levando ao óbito. Em se tratando de gatos, também existe indicação da vacinação múltipla específica para a espécie, protegendo-os contra Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose, além da antirrábica. Por isso, busque o Médico Veterinário de sua confiança e atualize as vacinas do seu Pet.

Qual o momento certo para vacinar meu animal?

Em cães, a vacina múltipla deve ser dada ao seu animal a partir dos 45 dias de idade, e ser repetida cada 21 dias por mais 2 ou até 3 doses; já a vacina antirrábica deve ser feita a partir dos 4 meses de idade e reforçada com apenas 1 dose anualmente, assim como a múltipla depois da última dose. Em gatos, a múltipla deve ser dada preferencialmente a partir dos 60 dias de vida, e ser repetida a cada 30 dias por mais 2 doses; a antirrábica também deve ser feita a partir dos 4 meses de idade, e, ambas, devem ser reforçadas anualmente com apenas 1 dose pelo resto da vida do animal.

Não sabia, e meu animal já é um adulto! O que faço agora?

Não há problemas em vacinar seu animal depois de adulto. Apenas deve-se garantir que ele esteja saudável ao ser vacinado. Portanto busque o Médico Veterinário de sua confiança, ele irá examinar seu animal, garantindo que ele esteja saudável e te indicará um protocolo de vacinação adequado para garantir eficácia, uma vez que seu animal não foi vacinado quando filhote. Mas lembre-se: o quanto antes, melhor.

As vacinas não podem fazer mal a meu animal?

Não. As vacinas utilizam de diversos mecanismos para que o organismo do animal seja estimulado a criar anticorpos com memória para essas doenças. Em alguns casos, pode haver reações consideradas normais e que podem ser controladas com a orientação do Médico Veterinário. Portanto, não se assustem! A vacinação ainda é e será considerada uma ferramenta de prevenção bastante importante na vida dos nossos Pets.

Posso dar minhas vacinas em qualquer lugar?

Não. É recomendado que as vacinas sejam dadas nas campanhas realizadas pela prefeitura (no caso apenas da vacina antirrábica) ou realizadas em estabelecimentos veterinários, sendo aplicadas exclusivamente por Médicos Veterinários formados, que além de examinarem se o animal está saudável e, portanto, apto para tomar a vacina naquele momento, também irá garantir o cartão de vacina com sua assinatura e carimbo comprovando os lotes utilizados e o tipo de vacina realizada. Não aceite menos, busque o profissional de sua confiança para garantir uma vida saudável para seu Pet.

E as outras vacinas que você citou?

Apesar de não serem fundamentais para garantir o bem-estar do seu cão/gato, em diversas regiões ou mesmo em situações específicas, podem ocorrer algumas doenças que não são “cobertas” com as vacinas múltiplas. A administração dessas vacinas fica a critério do Médico Veterinário, que saberá orientar a necessidade, bem como os benefícios em complementar o esquema vacinal do seu Pet.

Espero que tenhamos esclarecido algumas das principais dúvidas sobre as vacinas de cães e gatos. Mas lembrem-se, na dúvida busquem orientação do Médico Veterinário, seu pet merece!

Por | Maria Virginia Camandaroba de Carvalho - Estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); João Vitor Oliveira Vieira dos Santos - Estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); Jéssica Fontes Veloso Professora de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).