Videogame para cachorro?

Créditos da imagem: JoiPaw.

GRACIELA PELEGRINI | Que há muito tempo os cachorros deixaram de ser os guardiões da casa e se tornaram membros da família, não é novidade para ninguém. Que são chamados de filhos, vão para a creche e têm plano de saúde, também não é nenhuma surpresa. Agora, videogame para cachorro, eu aposto que você não conhecia, não é mesmo?

A novidade do momento para o mundo pet está sendo desenvolvida por uma startup do Reino Unido, a JoiPaw. Segundo a startup, o objetivo final da criação dos jogos é a realização de pesquisas sobre demência nos cachorros, além de ajudá-los a ter uma vida mais saudável, e claro, mostrar ao mundo como os cães são inteligentes.

O videogame funciona da seguinte maneira: Em uma tela touch screen aparecem desenhos, e o cão precisa tocar com o focinho nesses desenhos. Cada vez que o dog acerta e toca o focinho no desenho o game libera um petisco. Uma vez que o cão percebe que basta ficar atento à tela, e tocar na figura certa que ele recebe uma recompensa, mais e mais ele tende executar a tarefa com êxito.

Mas, para nós, pais de pets, qual a vantagem de colocarmos nossos doguinhos na frente das telas? Vamos lá. Fazendo uma analogia, vejo muitos pais de crianças terceirizando a atenção que deveriam dar para os filhos, para o celular, filmes e jogos. Na minha leitura, a lógica do videogame para cachorros é basicamente a mesma. Vivemos em um mundo super corrido e nem sempre conseguimos dar atenção para os peludos de quatro patas. Aquela ideia de ficar jogando a bolinha para o dog ir buscar, e ganhar um petisco e tal, é linda na teoria, mas ouso dizer que, por vezes, deixamos o cãozinho de lado em função da falta de tempo. Vejo que esse game vem, principalmente, para terceirizar parte do entretenimento que os humanos deveriam proporcionar aos peludinhos. 

Agora você deve estar se questionando: mas será que o uso de tela não fará mal para os doguinhos? Será que os cachorros vão ficar tão fissurados na telinha como os humanos?  Infelizmente, a resposta dessas e outras questões semelhantes só o tempo poderá dar. A única coisa que temos certeza é que os cachorros passaram a ter papel de destaque na vida das pessoas, e junto com essa evolução, inovar no mundo pet é inevitável!