Vinícola sustentável será inaugurada em novembro na Chapada Diamantina

Imagens divulgação.

O projeto da vinícola UVVA, na Chapada Diamantina, Bahia, será oficialmente inaugurado no mês de novembro deste ano em Mucugê. O espaço, que leva a assinatura da arquiteta Vanja Hetcert, tem mais de 5m², conta com quatro pisos e dispõe de linhas retas, fachada ventilada e utilização de vidro.

A estrutura conta com uma visão panorâmica do vinhedo que chega a uma extensão de 80 km, obtendo a Serra do Sincorá como pano de fundão. Ainda no primeiro pavimento, haverá a presença de uma loja e uma varanda para degustação no local.

Já o segundo piso contará com um laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação, além dos setores administrativos. O terceiro abriga a produção, incluindo etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos. Além disso, o solo vai deter da cave, guardiã dos vinhos que estagiam em barricas antes de irem para a garrafa.

O local tem sustentabilidade como ponto forte, ao privilegiar a incidência de iluminação natural e prever o aproveitamento da água das chuvas para irrigação de jardins. “Temos a nosso favor uma altitude de 1.150 metros, boa amplitude térmica, estações bem definidas”, conta Fabiano Borré, diretor do projeto.

Os produtores da região da Chapada Diamantina costumam investir no cultivo comercial de uva com variedades destinadas a experimentos conduzidos em alguns municípios, que possuem potencial de solo e clima propícios para o cultivo, como as cidades de Mucugê e Morro do Chapéu. 

Vinny Publicidade com foto e vídeo - divulgação.