Você sabe o que é disfunção de ATM e como tratá-la?

Imagem ilustrativa.

THAIZLANE BARRETO | A Articulação Temporomandibular (ATM) é uma das articulações mais complexas do corpo; ela liga o maxilar ao crânio, controla os movimentos da mandíbula (para frente, para trás e para os lados), além de ser responsável pela fala e pela mastigação. Qualquer problema que possa afetar o funcionamento dessa articulação, chamamos de Disfunção Temporomandibular (DTM), e quando isso acontece, podem ocorrer diversos problemas na hora de falar e se alimentar.

A disfunção de ATM é um grupo de condições que apresenta muitos sinais e sintomas em volta da ATM e nos músculos adjacentes. A DTM pode causar dores de cabeça, dores de ouvido, dor cervical (pescoço), dor e pressão atrás dos olhos; um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca, dor ao bocejar, ao abrir a boca e ao mastigar; sensação de que as mandíbulas que “ficam presas” travam, ou saem do lugar.

Poucas pessoas sabem, mas a QUIROPRAXIA é uma aliada no tratamento das disfunções na ATM (as DTMs). Na Quiropraxia o tratamento é feito a partir de uma avaliação minuciosa, seguido da liberação dos músculos da mastigação (masseter, pterigoideo medial e lateral, temporal, musculatura suboccipital) e músculos associados, exercícios isométricos, mobilização e ajustes de mandíbula e cervical.